No Dia Mundial da Saúde, celebrado hoje, dia 7 de abril, a OMS conscientiza a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde

 

Fazer uma alimentação balanceada é um dos hábitos mais importantes para alcançar longevidade com autonomia — Adobe/Reprodução.

 

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 7 de abril, o mesmo dia da criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948. Este ano o tema é “Saúde para Todos”. Para lembrar a data, especialistas da Med-Rio chamam a atenção para a importância da prevenção de doenças crônicas.

Segundo os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, autores do livro “Saúde é Prevenção” (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, o estilo de vida saudável é o melhor remédio contra doenças crônicas. Uma pesquisa publicada na revista científica Archives of Internal Medicine da Associação Médica Americana mostrou que quatro hábitos, adotados em conjunto, podem reduzir em cerca de 80% o risco de desenvolver condições crônicas mais comuns. São eles: não fumar, manter o peso ideal, fazer exercícios regularmente e seguir uma alimentação balanceada. Ou seja, medidas simples de se praticar. E esses hábitos devem ser associados ao check-up médico de rotina.

Dados da OMS comprovam os benefícios da medicina preventiva e do estilo de vida: 80% das doenças cardíacas, AVCs e diabetes tipo 2, e 40% dos tipos de câncer seriam drasticamente reduzidos com mudanças nos hábitos. “E também o controle do estresse tem um impacto relevante na prevenção, porque ele leva a comportamentos prejudiciais, abrindo portas do corpo para problemas de saúde”, asseguram os autores. 

“Hábitos saudáveis, e definidos a partir de exames médicos preventivos, são fundamentais para as pessoas se sentirem melhor e um ótimo investimento nelas mesmas e na sociedade, contribuindo para reduzir o peso cada vez maior que as doenças crônicas têm na economia”, afirmam Ururahy e Assis.

E os especialistas da Med-Rio reforçam: “Comer mais verduras, frutas e legumes, se movimentar mais, manter suas relações sociais em dia, não abusar do álcool, dormir bem, gerir o estresse e fazer check-ups periódicos, tudo isso sai bem mais barato que tratar doenças”.

Saiba mais sobre cuidados com a saúde na cartilha da Med-Rio “Saúde é Prevenção”, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/wp-content/uploads/2023/02/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Já conhece o check-up da Med-Rio? Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: livro “Saúde é Prevenção” (Rocco) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).