O sono perdido é irrecuperável e pode ser a causa de sérios problemas crônicos de saúde

Tão importante quanto a quantidade de horas de sono é a qualidade dele: é primordial seguir as regrinhas da higiene do sono. Adobe Stock/Reprodução

 

Por muito tempo, dormir à noite foi considerado o momento que o organismo se desconecta. Mas cientistas já sabem que durante o sono as funções nas células continuam ativas, especialmente a produção de hormônios essenciais. Por exemplo, certos estágios do sono são necessários para que possamos nos sentir energizados no dia seguinte e outros nos ajudam a aprender ou criar memórias.

Na Med-Rio Check-up, 35% dos clientes se queixam de insônia. E o sono perdido é irrecuperável e pode ser a causa de cardiopatias, diabetes, obesidade, baixa imunidade e da libido, além de depressão. Daí a importância de dormir bem.

A maioria dos adultos precisa de sete a oito horas de sono à noite. Já os recém-nascidos descansam entre 16 e 18 horas por dia; crianças em idade pré-escolar entre 11 e 12 horas e adolescentes necessitam de pelo menos dez horas de repouso, segundo o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. 

Porém, tão importante quanto a quantidade de horas de sono é a qualidade dele. Para conseguir isso, é primordial seguir as regrinhas da higiene do sono. O imunologista Pedro Lobato, um dos gerentes médicos da Med-Rio, menciona quais são elas. Anote!

– Mantenha um horário de sono constante. Levante-se no mesmo horário todos os dias, mesmo nos fins de semana ou nas férias.

– Defina a hora de dormir: que seja cedo o suficiente para ter pelo menos de sete a oito horas de sono.

– Não vá para a cama sem estar com sono. Estabeleça uma rotina relaxante para repousar.

– Se não adormecer depois de 20 minutos, saia da cama. Tente uma atividade tranquila sem muita exposição à luz. É especialmente importante não usar eletrônicos. Limite a exposição à luz brilhante à noite.

– Torne seu quarto tranquilo e relaxante. Mantenha o ambiente em uma temperatura confortável e agradável.

– Desligue os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir.

– Nada de grandes refeições antes de dormir. Se estiver com muita fome, prefira um lanche saudável.

– Evite cafeína após as 16h e álcool antes de se deitar. Diminua também o consumo de líquidos à noite. Pare de fumar.

– Pratique atividade física diariamente e siga uma alimentação balanceada. Evite apenas exercícios perto da hora de ir para a cama.

E verifique outras dicas:

– Alguns medicamentos receitados para problemas do coração, hipertensão arterial, asma, resfriado e alergias podem prejudicar o sono. Converse com seu médico.

– Tome um banho morno antes de se deitar. Isso ajuda a relaxar.

– Ter exposição solar adequada é bom para regular os padrões diários de sono. Aproveite a luz natural do sol pelo menos 30 minutos, nos horários recomendados por dermatologistas.

Clique aqui e descubra outras dicas para fazer a higiene do sono na cartilha “Sono e saúde” da Med-Rio

Já conhece a Med-Rio Check-up? Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: médico entrevistado, Instituto Nacional de Coração, Pulmões e Sangue (NHLBI, EUA), Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA e o livro “Saúde é Prevenção” (Rocco), de Gilberto Ururahy e Galileu Assis.