Fazer uma alimentação saudável e manter-se no peso ideal são duas das medidas mais importantes para reduzir o açúcar no sangue

 

É possível reverter o pré-diabetes com a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui fazer uma alimentação balanceada, praticar atividade física diariamente, dormir bem, não fumar, evitar o estresse crônico e o consumo de bebida alcoólica — Freepik/ Reprodução

 

Principal fator para o diabetes, estar pré-diabético significa que o seu nível de glicose (açúcar, carboidrato, a fonte de energia) no sangue encontra-se acima do normal, porém esse índice (a glicemia) ainda não caracteriza a doença. Portanto, dá para reverter esse quadro, na maioria dos casos, com a adoção de hábitos saudáveis, que inclui fazer uma alimentação balanceada, praticar exercícios diariamente, dormir bem, não fumar, evitar o estresse crônico e o consumo de bebida alcoólica. A realização do check-up anual também é fundamental para prevenir o diabetes. 

Segundo pesquisas, os pré-diabéticos têm 50% de risco de desenvolver diabetes nos próximos cinco a dez anos, condição que pode causar sérios danos em diferentes órgãos. E fazer uma alimentação saudável e manter-se no peso ideal são duas das medidas mais importantes para evitar o pré-diabetes, que, normalmente, não apresenta sintomas. Isso porque o nosso corpo transforma a maior parte dos alimentos ingeridos, principalmente os carboidratos, em glicose, que entra nas células com a ajuda do hormônio insulina (produzido no pâncreas), onde será usada como fonte de energia pelas células. 

Quando a glicose chega às células, a sua concentração no sangue diminui. O pré-diabetes ocorre se a insulina não for eficiente (é a resistência à ação da insulina, comum em pessoas com sobrepeso) ou o pâncreas não libera esse hormônio em quantidade suficiente.

No exame de sangue, o nível normal de glicemia em jejum deve ser entre 70 mg/dl e 99 mg/dl (miligramas por decilitro). O indivíduo está pré-diabético se o resultado mostrar em torno de 100 mg/dl e 125 mg/dl, e diabético a partir de 126 mg/dl. No check-up da Med-Rio é realizada a análise da hemoglobina glicada, considerada mais precisa porque apresenta o valor médio da glicemia dos últimos três meses. O padrão é a hemoglobina glicada abaixo de 5,7%.

Quem corre o risco de ter pré-diabetes?

Pessoas com sobrepeso ou obesos;

Ter 45 anos ou mais e história familiar de diabetes, doença cardíaca ou acidente vascular cerebral;

Sedentários, indivíduos com hipertensão arterial e colesterol alto;

Mulheres que tiveram diabetes gestacional ou apresentam síndrome dos ovários policísticos;

Pessoas com síndrome metabólica, um efeito do excesso de peso com o acúmulo de gordura visceral, aquela que se concentra na barriga.

Como está a sua glicemia? A Med-Rio Check-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidade em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.