Nutriente é essencial para construir e manter músculos, ossos e pele, combater infecções, entre outras funções

 

A quantidade diária recomendada de proteína depende das necessidades calóricas de cada indivíduo, considerando idade, sexo, estado de saúde e nível de atividade física AdobeStock/Reprodução

 

Você sabe por que precisamos comer proteína de alimentos todos os dias? E quais são as melhores fontes? De origem vegetal ou animal? Esse nutriente é essencial para construir e manter músculos, ossos e pele, combater infecções e transportar oxigênio no sangue, entre outras funções. Por isso, ele é indispensável à saúde, quando consumido de forma correta. Alimentação é um dos tópicos em destaque no livro Saúde é Prevenção (Rocco), de autoria dos médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis.

As proteínas da carne e de outros produtos de origem animal são consideradas completas, visto que contêm todos os aminoácidos primordiais que o corpo não produz sozinho; enquanto a maioria das proteínas vegetais são incompletas. Logo, vegetarianos precisam montar seu prato com diferentes verduras, frutas e legumes diariamente.

“Temos excelentes fontes de proteína de origem vegetal, como feijão, lentilha, grão-de-bico, tofu, quinoa, nozes, chia e soja. Em relação às de origem animal, o ideal é limitar o máximo o consumo de carne vermelha, preferindo peixes e aves sem pele”, diz a médica Roberta Berriel, gerente médica da Med-Rio Check-up; e acrescenta ainda que alguns dos sintomas da deficiência proteica são: fadiga, queda de cabelos, perda de massa muscular, queixas que podem ser detectadas no check-up médico de rotina.

Confira outras informações sobre as proteínas:

– São os blocos de construção fundamentais da vida. Cada célula do corpo humano as contêm. E sua estrutura básica é uma cadeia de aminoácidos.

– São necessárias para o corpo reparar as células e produzir novas. Também são importantes para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e grávidas.

– É preciso comer proteína todos os dias, porque o corpo não a armazena da mesma forma que gordura ou carboidratos. A quantidade recomendada depende das necessidades calóricas de cada indivíduo, considerando idade, sexo, estado de saúde e nível de atividade física. De maneira geral, pessoas que não praticam exercícios devem consumir diariamente entre 0,8 e 1 grama por quilo de peso, de acordo com a OMS. O ideal é consultar o nutricionista.

– Grãos integrais contêm mais proteína do que produtos refinados ou brancos.

– Os suplementos de proteínas são desnecessários com uma alimentação balanceada.

Entenda sobre proteínas na cartilha “Meu prato saudável” da Med-Rio

E no “Guia Alimentar para a População Brasileira” do Ministério da Saúde

Como está sua alimentação? A avaliação nutricional é parte do check-up personalizado da Med-Rio. Conheça a clínica. Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos em nossas redes sociais.

Fontes: médica Roberta Berriel, gerente médica da Med-Rio Check-up; livro Saúde é Prevenção (Rocco), da Med-Rio Check-up, e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.