A dificuldade de concentração e foco pode estar associada a problemas de saúde: realizar o check-up médico anualmente ajuda a manter essas habilidades do seu cérebro
Com o ilimitado volume diário de informação na era digital, algumas pessoas precisam fazer um maior esforço para se concentrar e ter foco do que outras. Nesses casos, adotar certos hábitos e realizar seu check-up médico anualmente — para saber se a dificuldade está associada a alguma condição de saúde —, ajudam a reforçar sua capacidade de atenção.
O que fazer para desenvolver a capacidade de concentração:
— Tente fazer mais exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação, ciclismo: pratique pelo menos 150 minutos de atividades de intensidade moderada por semana. Esse hábito melhora o fluxo sanguíneo para o córtex pré-frontal, a parte do cérebro responsável pela concentração e pelo foco. Se está sedentário, faça previamente seu check-up médico.
— Durma o suficiente: procure se deitar e se levantar à mesma hora todos os dias, inclusive nos finais de semana. E dormir de sete a nove horas para ter um sono restaurador. Siga o relógio do corpo. É no início da noite que o cérebro começa a liberar o hormônio melatonina, vital para regular o ritmo circadiano. Nesse momento, seu organismo desacelera para dormir. Aprenda a fazer a boa higiene do sono.
— Coma de forma mais saudável: inclua no seu cardápio mais verduras, legumes, fibras, cereais integrais (saciam por mais tempo); frutas, gorduras insaturadas (de origem vegetal) e proteínas boas (carnes magras e peixes, feijões, soja, grão-de-bico, sementes de abóbora e girassol). Diminua bastante o consumo de sal, de farináceos, de açúcar e processados. Descasque mais e desembale menos. Beba bastante água e restrinja o uso de bebidas alcoólicas.
— Trabalhe em blocos de tempo: nessa estratégia, agrupe suas tarefas semelhantes e as realize de uma vez, com períodos de descanso entre elas. Os americanos chamam essa técnica de batching, ou processamento em lotes. Assim você consegue ter maior foco, organizar sua rotina e aumentar sua produtividade.
— Evite multitarefas: faça uma de cada vez, até que seja concluída. E só depois passe para a próxima.
— Reduza distrações: em determinados horários, desligue seu celular ou deixe as notificações e chamadas silenciosas.
— Exercite seu cérebro: invista em atividades que exijam um alto nível de atenção. Tente aprender uma nova habilidade, como, por exemplo, tocar um instrumento musical ou estudar um novo idioma.
— Pratique a atenção plena: a técnica mindfulness é focar a atenção no momento presente. Isso reconecta o cérebro para desenvolver a concentração. Por alguns minutos, todos os dias, sente-se quieto, feche os olhos e preste atenção na sua respiração e nos sons e sensações ao seu redor. Ao meditar, você reduz o estresse. Há diferentes técnicas de meditação. Busque orientação profissional para saber qual você tem maior facilidade.
— Dedique mais tempo às conexões sociais: a solidão pode levar à depressão, à ansiedade e ao estresse. Condições que prejudicam a capacidade de atenção.
A falta de concentração e foco pode estar relacionada a condições crônicas de saúde, como, por exemplo, doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, alterações hormonais, estresse, depressão, ansiedade, demência e uso de certos medicamentos, entre outros fatores. Procure manter seus exames médicos em dia.
Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados).
A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G.
A Med-Rio já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.
Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.
Fontes: Harvard Medical School e Mayo Clinic.