Hoje, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, cuja causa é a pressão ocular alta

 

O oftalmologista Laércio Rocha, da equipe médica da Med-Rio Check-up, faz um exame: a medida da pressão ocular é a melhor forma de prevenir o glaucoma

 

Quando foi a última vez que você mediu a sua pressão ocular? Fazer isso pelo menos uma vez por ano é a melhor forma de prevenir o glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Hoje, 26 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, data que visa a conscientizar a população para o diagnóstico precoce dessa doença. A avaliação oftalmológica é uma das etapas do check-up da Med-Rio, e, no caso de suspeita de qualquer problema de visão, o cliente é encaminhado ao seu oftalmologista.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a prevalência do glaucoma aumenta com a idade e, além de pressão ocular elevada, os fatores de risco mais importantes são: histórico familiar, uso crônico de medicamento corticoide, trauma ou inflamação ocular. Estima-se que entre 2% a 3% da população brasileira acima de 40 anos possam ter a doença (em torno de 1,5 milhão de pessoas).

“A única forma de prevenir é fazer o diagnóstico precoce. Por essa razão, é indispensável consultar o seu oftalmologista anualmente. O risco de glaucoma é maior em indivíduos acima de 40 anos e com histórico familiar dessa alteração, que é assintomática na maioria dos casos e provoca danos irreversíveis à visão, quando não diagnosticada e tratada logo no início”, diz o oftalmologista Laércio Rocha, da equipe médica da Med-Rio Check-up; acrescentado que 2% a 3% dos clientes da clínica têm pressão ocular aumentada ou limítrofe e/ou escavações (danos) no nervo óptico e não sabiam disso antes do check-up. “Muitos deles ficam imensamente surpresos com essa informação e orientamos, nessas situações, marcar consulta com o oftalmologista para realizar exames complementares periodicamente para acompanhamento”, salienta.

Rocha comenta ainda que, além dos fatores de risco citados, pessoas com altos graus de miopia teriam um maior risco de desenvolver o glaucoma, porém esta seria uma causa secundária. E também aquelas com diabetes descontrolada, com ascendência africana, hispânica e asiática.

“Há casos em que observamos apenas a hipertensão ocular, quando a pressão dentro do olho fica no limite do normal, mas a pessoa já precisa fazer o controle com o especialista para prevenção do glaucoma”, explica o oftalmologista.

O glaucoma acontece porque a pressão alta dentro do olho destrói de forma permanente o nervo óptico, a estrutura que leva o estímulo luminoso ao cérebro, responsável por formar as imagens que vemos. A pressão intraocular é regulada pelo equilíbrio entre a produção e a drenagem do humor aquoso (fluido que nutre a córnea e o cristalino, a lente natural). Quando há dificuldade no escoamento desse líquido, que passa por um estreito canal, a pressão intraocular sobe.

Veja como acontece a principal forma de glaucoma (em espanhol): https://www.youtube.com/watch?v=I-O5YRPFBBs.

Como está a sua saúde ocular? Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes complementares: Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e American Academy of Ophthalmology.