Cerca de 90% dos casos de acidente vascular cerebral podem ser prevenidos com a adoção de hábitos saudáveis

Uma mulher prepara uma refeição balanceada: a melhor forma de prevenir um acidente vascular cerebral é adotar hábitos saudáveis e realizar o check-up médico completo anualmente — Freepik/ Reprodução

Na saúde, 29 de outubro é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC). A data visa a conscientizar a população para a prevenção do problema, que em 90% dos casos poderiam ser evitados com a adoção de um estilo de vida saudável, que inclui controlar a pressão arterial, fazer uma alimentação balanceada, praticar atividade física diariamente, não fumar, entre outros bons hábitos. A realização do check-up médico completo é outra medida preventiva essencial para se proteger de um derrame.

Mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo terão o seu primeiro AVC este ano e 6,5 milhões morrerão em decorrência da doença, segundo a World Stroke Organization (WSO). A incidência aumenta significativamente com a idade, no entanto, mais de 60% dos episódios acontecem em pessoas com menos de 70 anos e 16% em homens e mulheres com menos de 50 anos. E, de acordo com uma pesquisa recente da revista científica Lancet Neurology, em colaboração com a WSO, o derrame pode causar quase dez milhões de óbitos por ano até 2050. São números preocupantes. Daí a importância da prevenção.

“Hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, colesterol elevado, obesidade, sedentarismo são as principais condições para o AVC. O check-up médico de rotina identifica os fatores de risco para a doença, ajuda a controlar os problemas de saúde e fornece orientações para a manutenção de um estilo de vida saudável, diz a médica Luiza Gonçalves, da equipe da Med-Rio Check-up, clínica líder no país há 32 anos em medicina preventiva.

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano se rompe.

Para auxiliar na detecção dos sinais de um possível AVC, lembre-se da sigla “SAMU”, ensina a dra. Luiza.

S de Sorriso: peça à pessoa para sorrir. Um dos sintomas comuns de um AVC é a fraqueza ou paralisia facial, que pode fazer com que um lado da boca caia.

A de Abraço: solicite à pessoa para levantar ambos os braços. A fraqueza ou paralisia em um dos braços pode ser um sintoma de AVC, fazendo com que um dos braços caia involuntariamente.

M de Música: incentive a pessoa a falar uma frase de música ou outra qualquer. Dificuldade na fala, fala confusa ou incapacidade de articular são sintomas de AVC.

U de Urgência: se você ou alguém ao seu redor apresentar um ou mais desses sintomas, ligue imediatamente para um serviço de emergência médica, como o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), tel.: 192. Cada minuto perdido, aumenta o risco de sequelas graves e óbito.

Portanto, fique atento a sinais de: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, dificuldade para falar ou compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O impacto econômico do AVC representa atualmente 0,66% do PIB global e estima-se que o custo total da doença atinja US$ 1 trilhão até 2030, segundo a WSO.

Saiba como cuidar melhor da sua saúde com as cartilhas da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/

A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda mais sobre como cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Para saber mais, confira o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é Prevenção (Rocco), World Stroke Organization (https://www.world-stroke.org/) e Ministério da Saúde.