Fique atento a sinais de dores de cabeça e musculares frequentes, má digestão, insônia ou sono agitado, irritabilidade, insatisfação com a rotina, ansiedade, tristeza e problemas de relacionamentos

Uma mulher faz um intervalo para se alongar no escritório. Uma forma de aliviar o estresse no trabalho é fazer pausas e não se comprometer com tarefas que não consegue dar conta — Freepik/ Reprodução

Mesmo quem trabalha em algo que gosta muito pode se sentir, eventualmente, exausto fisicamente e mentalmente com os afazeres do dia a dia, colegas, prazos de entregas ou crescimento profissional. Um pouco de estresse é motivador e pode ajudá-lo a alcançar ótimos resultados. Mas quando é constante, ele traz sérios prejuízos à saúde, como problemas cardiovasculares, lesões musculares, enfraquecimento do sistema imunológico, insônia, ansiedade, depressão, entre outros transtornos. Fazer ajustes na sua rotina e realizar o check-up médico completo, que permite identificar se você está sob estresse ocupacional e corrigir fatores de risco à saúde, é a melhor forma de se proteger.

Embora as causas do estresse ocupacional sejam diferentes para cada indivíduo, os sinais comuns de exaustão são: dores de cabeça e musculares frequentes, má digestão, dificuldade de dormir, irritabilidade, insatisfação com a rotina, negatividade constante, aflição, tristeza e problemas de relacionamentos.

O que fazer

Dê um tempo: se estiver estressado ou com raiva no trabalho, faça uma pausa. Mesmo pequena alivia a sua mente. Tente andar por alguns minutinhos na hora do almoço ou coma um lanche saudável. Se não puder sair da sua área de trabalho, feche os olhos por instantes e respire profundamente. Converse com um psicólogo ou alguém de confiança sobre o que está sentindo.

Anote as suas tarefas: isso ajuda a compreender melhor o que se espera de você e proporciona uma maior sensação de controle das suas atividades. Se não tiver certeza do nível de autoridade que possui ou do que o seu supervisor ou outras pessoas esperam de você, provavelmente não se sentirá confortável e confiante na empresa.

Estabeleça metas razoáveis: não assuma trabalho além do que pode seguramente dar conta. Converse com o seu chefe ou gerente imediato e colegas de equipe para definir expectativas realistas. Estar ciente do que você pode realizar todos os dias pode ser útil. 

Organize-se: comece todos os dias criando uma lista de tarefas. Classifique esses afazeres em ordem de importância e resolva-os de cima para baixo.

Gerencie o seu uso de tecnologia: celulares e e-mail podem dificultar a desconexão do trabalho. E tente não levar trabalho para casa. Estabeleça limites, como, por exemplo, desligar os seus dispositivos durante o jantar ou após um determinado horário da noite. Durma bem para se manter com energia.

Avalie suas condições de trabalho: se forem desconfortáveis, comunique ao seu superior ou ao RH para resolver o problema. Se o seu trabalho exige tanto tempo e esforço que você não tem energia para se divertir com a sua família e amigos, você se esgotará rapidamente.

Faça coisas que gosta: reserve um tempo na sua semana para atividades prazerosas, seja se exercitar, ler, assistir a um filme e praticar meditação.

Aproveite o seu tempo livre: saia de férias ou tire folga sempre que possível. Até mesmo um fim de semana prolongado faz bem à saúde física e mental.

Tente não permitir que uma ocupação exigente ou pouco gratificante prejudique a sua saúde. Isso aumenta o risco de sofrer síndrome de burnout, situação diretamente ligada à exaustão física e emocionalmente prolongada no trabalho e com consequências mais graves para o corpo. Normalmente, os sintomas de burnout surgem de forma leve, mas tendem a piorar com o passar dos dias, segundo o Ministério da Saúde. E, por essa razão, muitas pessoas acham que pode ser algo passageiro.

Quer saber como está a sua saúde física e mental? A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fonte de apoio: Associação Americana de Psicologia e Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.