Alteração deixa a visão embaçada, faz parte do envelhecimento e prejudica a qualidade de vida

Oftalmologista examina uma mulher: na maioria dos casos a catarata é decorrente do envelhecimento, mas estilo de vida inadequado pode acelerar o processo — Freepik/ Reprodução

Cuidar bem dos seus olhos é uma forma de ter melhor qualidade de vida. E a maioria dos problemas oculares podem ser prevenidos e diagnosticados precocemente, o que reduz muito o risco de piora. A partir dos 60 anos de idade, é natural o desenvolvimento da catarata, uma condição que atinge o cristalino (lente natural que permite a visão nítida) e que, aos poucos, deixa a visão turva, como se você estivesse olhando por um vidro fosco. A consulta com o oftalmologista faz parte do check-up médico completo da Med-Rio e permite identificar a catarata e outras alterações da visão.

Os primeiros sintomas sugestivos de catarata são visão turva, observar halos ao redor das lâmpadas e dos faróis, impressão de ver a cor branca amarelada e mudanças frequentes no grau dos óculos, explica o oftalmologista Laércio Rocha, da equipe médica da Med-Rio. Sensação de óculos sujo, dificuldade de distinguir cores e de ler com pouca luz são outras queixas comuns.

Em mais de 90% dos casos a catarata faz parte do envelhecimento natural do cristalino. Mas pode ser congênita ou estar associada à diabetes não controlada, à obesidade, ao hábito de fumar, ao alcoolismo, ao uso de certos medicamentos (por exemplo, corticoides por longo período), à exposição à radiação ultravioleta do Sol sem proteção de óculos escuros e a traumas oculares.

“A evolução da catarata é irreversível. Daí a importância do diagnóstico precoce”, sublinha Rocha.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo e o tratamento é a cirurgia para a troca do cristalino por lentes artificiais

A má qualidade da visão aumenta o risco de depressão, de acidentes, de tomar medicamentos errados, entre outras situações. Além da catarata, as causas prevalentes de deficiência visual são erros refrativos não corrigidos (miopia, astigmatismo e hipermetropia), doenças da retina (transforma o estímulo luminoso em nervoso para o cérebro formar a imagem) e glaucoma (resultante, geralmente, do aumento da pressão intraocular, que destrói aos poucos o nervo óptico). Todas podem ser prevenidas.

Como está a sua saúde ocular? A Med-Rio criou um conceito inovador, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda mais sobre como cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.