Avaliação urológica previne condições que causam infertilidade e câncer

Um urologista conversa com o paciente: o check-up médico da Med-Rio inclui avaliação urológica completa e da saúde do homem — Freepik/ Reprodução

De maneira geral, os homens não se preocupam muito com a saúde dos testículos, mas deveriam. Esse órgão pode sofrer inflamação e infecção em decorrência de diferentes condições, inclusive câncer, que, neste caso, é prevalente abaixo dos 40 anos de idade. Na Med-Rio, a avaliação urológica faz parte do check-up médico completo, que inclui 12 especialidades. O blog Saúde é Prevenção conversou com o urologista Ivan Celjar, da clínica, sobre a prevenção de problemas nos testículos. Confira a seguir.

Quais são os problemas nos testículos detectados no check-up?

Quando observamos algo estranho no órgão, como, por exemplo, uma área endurecida, pedimos o ultrassom para o diagnóstico. Eventualmente, detectamos tumor nos testículos. Essa condição tem prevalência na faixa etária até 35 anos, mas recentemente vimos em dois clientes com 47 e 48 anos de idade. No exame urológico na clínica, a alteração mais comum é o cisto de epidídimo (estrutura do sistema reprodutor em formato de um tubo espiralado e que armazena os espermatozoides). Outra doença que costumamos diagnosticar é a varicocele (dilatação das veias que drenam o sangue testicular), que pode diminuir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, levando à infertilidade. Também há casos de hidrocele, que é o acúmulo de líquido no escroto, a bolsa externa que contém os testículos.

Como é realizado o diagnóstico de doenças nos testículos no check-up da Med-Rio? 

O urologista faz a anamnese e o exame físico, que inclui o toque retal. A análise laboratorial complementa o check-up urológico e serve para avaliar possíveis doenças da próstata, com a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), uma proteína produzida no órgão. Dependendo de cada caso, pode ser solicitado o exame de ultrassom. Indicamos a realização de um espermograma para clientes com varicocele e sem filhos.

Quando o homem deve suspeitar de algum problema nos testículos?

Se sentir dor testicular e/ou observar vermelhidão, aumento de volume e tumoração (nódulo) no autoexame dos testículos, deve consultar o urologista.

De maneira geral, os clientes examinados estão bem-informados sobre as doenças nos testículos?

A maioria desconhece as doenças que atingem os testículos e suas estruturas. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para receber um tratamento eficaz com um urologista, principalmente no caso de tumores testiculares.

A Sociedade Brasileira de Urologia tem um vídeo que ensina a fazer o autoexame dos testículos. Verifique em: https://portaldaurologia.org.br/publico/video/como-realizar-o-autoexame-dos-testiculos/.

A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda mais sobre como cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.