Engajamento dos funcionários é proporcional ao seu bem-estar físico e mental

Pesquisa comprova uma forte relação entre a saúde dos colaboradores e o engajamento com o local de trabalho. (Shutterstock/Reprodução)

Realizada pela Alice (plano de saúde para empresas que também faz a gestão proativa da saúde de seus membros), a pesquisa Pulso RH retrata o cenário atual da saúde dos trabalhadores no Brasil e aponta caminhos para o futuro.  Os resultados demonstram uma forte relação entre a saúde dos colaboradores e o engajamento com o local de trabalho.

Aplicada pela Opinion Box, a pesquisa ouviu mil pessoas de diversas organizações em todo o país, entre os dias 4 e 11 de outubro de 2023. De acordo com os dados apurados, empresas que se preocupam com o bem-estar físico e mental de seus funcionários alcançam índices maiores de engajamento interno: 70% dos colaboradores, neste cenário, relatam estar com a saúde “boa” ou “ótima”. Outro dado importante: o percentual de colaboradores que acreditam já ter tido sintomas de burnout é 13% menor do que no outro grupo de empresas.

Na outra ponta, apenas 40% dos funcionários relatam estar com a saúde “boa” ou “ótima” em empresas que não estão atentas ao bem-estar físico e mental de seus funcionários. O estudo também destaca algumas falhas a serem corrigidas. Por exemplo: 63% das pessoas que responderam a pesquisa nunca receberam orientações das empresas sobre como melhorar a alimentação e a importância de manter uma rotina de exercícios físicos. Fatores como esses impactam diretamente a saúde dos profissionais, base para a produtividade e sucesso de qualquer empresa.

Empresas tem o poder de interferir diretamente na qualidade de vida de seus colaboradores. Assim, as corporações devem estar atentas para criar uma cultura que estimule a equipe a praticar exercícios físicos, ter boa alimentação e, como consequência, atingir reflexos positivos no bem-estar e, em última estância, na retenção de talentos.

A pesquisa também mostra que quase metade dos entrevistados (48%) afirmam que a empresa promove o bem-estar mental, mas os aspectos físico e nutricional são deixados de lado. É crucial que as empresas adotem uma abordagem holística em relação à saúde de seus colaboradores, contemplando a saúde física, mas também a mental. Ambas estão intrinsecamente conectadas.

Estudos como este são importantes para haver uma visão macro da percepção dos colaboradores e sugerir comportamentos das empresas para o futuro. Em resumo: empresas que estão atentas à saúde e ao bem-estar de seus colaboradores saem na frente em termos de qualidade de ambiente laboral e produtividade.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.