Para a maioria das pessoas, fazer uma alimentação balanceada fornece todos os nutrientes de que necessitam

O uso de suplementos de vitaminas e minerais deve ser feito apenas quando há indicação médica, porque o consumo em excesso traz riscos à saúde — Freepik/ Reprodução

Nas farmácias e nos supermercados, os suplementos de vitaminas de A a Z, de diferentes marcas, são facilmente encontrados. Mas será que você precisa deles para manter uma boa saúde? E quanto aos seus riscos? A dra. Mônica Tavares, gerente-médica da Med-Rio Check-up, esclarece no blog Saúde é Prevenção algumas das principais dúvidas sobre o tema. Confira!

Quem precisa de suplementos vitamínicos? Como posso saber se tenho alguma deficiência de nutrientes?

Normalmente, pessoas com déficit de vitaminas. Quem faz uma alimentação balanceada com proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais não precisa de um comprimido ou cápsula extra além das refeições. Às vezes, quando a pessoa não se alimenta corretamente ou apresenta déficit de algum nutriente, pode começar a sentir cansaço, ter queda de cabelo, unhas fracas, pele ressecada, estresse e falha de memória. Nesses casos, é preciso uma avaliação médica para saber se há necessidade de suplementação. Atletas têm alto gasto calórico e também podem se beneficiar desses produtos, que sempre devem ser consumidos com indicação médica ou de um nutricionista.

Posso substituir as refeições com os suplementos?

Jamais a pessoa deve fazer isso. O seu organismo não sobrevive à base de pílulas e cápsulas.

Quais os riscos do consumo por conta própria desses produtos?

O déficit de vitaminas causa problemas de saúde, mas o excesso idem. Por exemplo, ingerir muita vitamina A pode prejudicar a visão. Vitamina B além do necessário pode dificultar a digestão. E o uso exagerado de C pode causar problemas nos rins, como formação de cristais de oxalato de cálcio, substância que predispõe à formação de cálculo renal. A biotina, substância indicada para fortalecer cabelos, unhas e melhorar a pele, em excesso interfere no funcionamento da glândula tireoide. A creatina, outro suplemento muito consumido por conta própria para aumentar a massa muscular, pode sobrecarregar os rins. É preciso ter cuidado com esses produtos, manter-se bem hidratado e nunca usá-los sem necessidade.

Tomar suplementos de vitaminas diminui o estresse e o cansaço?

Depende. Se a pessoa não faz uma alimentação balanceada, pode precisar de suplementos alimentares. Mas cada situação precisa ser avaliada individualmente. O que é bom para uma pessoa, pode não ser para outra. Além disso, a fadiga e o estresse podem ter relação com o seu estilo de vida. Por exemplo, ter um sono reparador reduz o que chamamos de processo oxidativo das células. Dormir bem é como tomar um antioxidante para proteger os seus neurônios. Praticar atividade física diariamente também é essencial, porque diminui o estresse crônico.

E com relação à deficiência de vitamina D?

Ela é imprescindível para evitar a perda gradual de massa óssea, que pode levar à osteoporose, entre outros problemas de saúde. Portanto, deve ser dosada. Até porque muitas pessoas não se expõem à quantidade mínima de sol necessária para a síntese desta substância. É preciso verificar, igualmente, os níveis de nutrientes como ferro e ácido fólico para prevenir anemia, que pode ser uma das causas de cansaço fácil. Muitas vezes, observamos no check-up médico da clínica a pessoa não conseguir realizar bem um teste ergométrico em esteira devido à anemia por falta de ferro. Mas jamais se deve usar suplementos de vitaminas e minerais sem orientação médica ou de um nutricionista. É preciso bom senso.

Será que você tem algum déficit nutricional? No check-up médico da Med-Rio é possível obter essa resposta e saber na consulta pós-check-up se você precisa de suplementação e até mesmo se os complementos com vitaminas e minerais interagem com algum medicamento que você usa.

A Med-Rio é líder brasileira em medicina preventiva há 33 anos e criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Para saber mais sobre nutrição saudável, veja o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, do Ministério da Saúde, disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf.

Em seu portal, a Anvisa traz informações sobre suplementos alimentares, disponíveis em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/alimentos/suplementos-alimentares.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.