Adotar um estilo de vida saudável e fazer o check-up completo são as melhores atitudes

Fazer uma alimentação saudável é um dos hábitos mais importantes para proteger seu cérebro de um AVC — Freepik/Reprodução

Pelo menos 90% dos casos de acidente vascular cerebral podem ser prevenidos. Basta adotar um estilo de vida saudável e realizar seu check-up médico completo anualmente. Levantamento recente na Med-Rio Check-up mostrou que 65% dos clientes estavam acima do peso, 22%, hipertensos, 50%, sedentários; 65% se queixavam de estresse crônico, 35%, de insônia e 50% usavam álcool com frequência. Esses são os principais fatores para um derrame.

O AVC pode causar incapacidade permanente e até morte, e ocorre quando o fluxo sanguíneo para uma parte do cérebro é interrompido. Sem serem capazes de receber o oxigênio e os nutrientes de que necessitam, os neurônios começam a morrer, em poucos minutos. 

Na maioria dos casos, o AVC é do tipo isquêmico. Acontece quando um coágulo bloqueia ou obstrui um vaso sanguíneo no cérebro. No hemorrágico, o vaso se rompe e sangra. 

Confira o que fazer para proteger seu cérebro:

Previna a hipertensão: a pressão alta é uma das principais causas de derrame e o fator controlável mais significativo. A pressão ideal deve ser mantida em 120×80 mmHg.

Faça uma alimentação saudável: comer gorduras saturadas e trans aumenta o colesterol. O excesso de sódio eleva a pressão arterial. Opte por uma alimentação balanceada, com verduras, legumes, fibras, cereais integrais (saciam por mais tempo), frutas, gorduras insaturadas (de origem vegetal) e proteínas boas (carnes magras e peixes, feijões, soja, grão-de-bico, sementes de abóbora e girassol). Mais de um em cada quatro AVCs está ligado a níveis altos de colesterol “ruim” (LDL), que causa aterosclerose.

Inclua mais exercícios na sua rotina: tente pelo menos 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada (ou 75 minutos de vigorosa). Associe exercícios aeróbico, musculação, alongamento e equilíbrio. Antes, faça um check-up completo para saber se há restrições.

Não fume: a nicotina e o monóxido de carbono na fumaça do cigarro danificam os vasos. Mais de um em cada dez AVCs está associado ao tabagismo. O fumante passivo também está em risco.

Controle a glicemia: o diabetes é uma condição para o derrame. Muitos diabéticos estão acima do peso, têm hipertensão e colesterol alto.

Durma bem: de seis a oito horas. O sono fragmentado facilita a formação de placas nas artérias. A apneia obstrutiva do sono é uma causa de AVC. Porque esse distúrbio interrompe, parcial ou completamente, por segundos, várias vezes, a respiração enquanto a pessoa dorme.

Diminua o estresse: de forma crônica, essa reação libera mais hormônios cortisol e adrenalina na circulação. O cortisol favorece o aumento de peso. A adrenalina estreita os vasos, elevando a pressão. 

Beba menos álcool: mais de um milhão de AVCs a cada ano está ligado ao consumo excessivo de álcool. 

Cuide bem do seu coração: a fibrilação atrial é uma alteração do ritmo cardíaco que pode resultar em um coágulo, que pode viajar até o cérebro e causar derrame.  

Saiba mais sobre prevenção de derrame no guia, em português, “Qual é o seu Motivo para Prevenir um AVC?”, da World Stroke Organization, disponível para baixar em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-10/organizacao-mundial-do-avc-alerta-que-90-dos-derrames-sao-preveniveis.

Quando você realizou seu último check-up? Agende seus exames na Med-Rio. 

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E, além disso, a clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 34 anos em medicina preventiva, a Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde, como, por exemplo, comportamentos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. E já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: World Stroke Organization e American Stroke Association.