Iniciar aos poucos e misturar diferentes atividades ajuda a criar um hábito duradouro

Um casal pedala na floresta: se você quiser se comprometer com exercícios, programe-os como parte de sua rotina diária — Freepik/Reprodução

É mais fácil passar horas sentado do que em movimento. Porém, praticar alguma atividade física regular é uma das melhores coisas que você pode fazer para alcançar longevidade com autonomia.

O exercício, em qualquer idade, ajuda a pessoa a se sentir melhor e tem significativo efeito protetor contra problemas cardiovasculares e respiratórios, obesidade, diabetes e certos tipos de cânceres, entre outros males de saúde. Esse hábito também é benéfico a quem já foi diagnosticado com essas condições, desde que liberado pelo médico. Além disso tudo, deixar de ser sedentário diminui o risco de quedas, melhora o sono (se não for realizado antes de dormir) e o humor.

Diferentes estudos demonstraram que a prática diária de atividade física faz muito bem ao cérebro. Isto é, movimentar-se retarda o declínio cognitivo, que, naturalmente, acontece com a idade. Portanto, esse hábito protege contra falhas de memória, falta de atenção, dificuldade de raciocínio e confusão mental. E uma pesquisa recente, realizada por neurocientistas argentinos, apontou que 25 minutos de exercício aeróbico regular (por exemplo: correr, pedalar, nadar) foram suficientes para melhorar a memória espacial dos participantes. Esse tipo de memória possibilita lembrar detalhes do ambiente, bem como o seu local e o percurso para alcançá-lo. Mais um motivo para se exercitar.

A orientação é praticar pelo menos 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada (ou pelo menos 75 minutos semanais de vigorosa). E incluir, além de aeróbico, exercício de musculação, alongamento e equilíbrio. Se você está sedentário, é indispensável fazer um check-up médico completo para saber se há alguma restrição.

Como ter entusiasmo para praticar exercícios:

Crie uma rotina — Inicie aos poucos. Se quiser se comprometer com exercícios, programe-os como parte de sua rotina. Tente fazer no mesmo horário todos os dias. Com o tempo, isso se tornará um hábito. Uma atividade que funciona para uma pessoa pode não ser estimulante para outras. Por isso, escolha uma prática que combine com a sua personalidade. Um profissional de educação física pode orientá-lo.

Misture tudo — Mesmo a atividade mais divertida pode ser entediante se você a praticar dia após dia. Descubra coisas que gosta e misture-as. Por exemplo: pedalar nos finais de semana, ir à academia ou caminhar em outros dias ou fazer aulas de natação, vôlei de praia ou dança.

Lembre-se do quanto faz bem se exercitar — A maioria das pessoas fica mais animada após o exercício. Mas, muitas vezes, é difícil lembrar-se dessa sensação. Como dica, escreva como se sente bem após a atividade ou tire uma foto sua após o treino e cole-a na geladeira para se inspirar. Fazer algo em grupo pode trazer mais incentivo.

Tenha uma playlist — Escutar música ajuda a passar o tempo e mantém o ritmo da atividade. Também pode ser por meio de audiolivros enquanto caminha ou usa a bicicleta ergométrica. Apenas certifique-se de que o volume esteja baixo o suficiente para perceber o que está acontecendo ao seu redor.

Acompanhe o seu progresso — Anotar um registro ajuda a definir metas e a manter-se mais motivado. Não se compare a outras pessoas. Em vez disso, foque no seu objetivo.

No check-up médico da Med-Rio, a abordagem é física e emocional. Na avaliação do cliente são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E a clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A Med-Rio conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, jornal El País, PubMed (Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) e Associação Americana do Coração.