Tomar vacinas e fazer o seu check-up médico são medidas importantes para prevenir infecções e evitar a piora de problemas de saúde no frio

Um homem se exercita em uma academia: nos dias frios é muito importante seguir com os hábitos saudáveis, que incluem, fazer alimentação nutritiva, se exercitar e dormir bem: eles ajudam a fortalecer seu sistema imunológico — Freepik/ Reprodução

Ao passar mais tempo em ambientes fechados no inverno, você fica vulnerável a germes, principalmente vírus respiratórios que causam resfriados, gripes, pneumonia e COVID-19. O ar seco da estação também enfraquece as barreiras naturais de defesa no nariz e na boca. Atualizar sua caderneta de vacinação e agendar o seu check-up médico são medidas básicas para prevenir problemas de saúde nos meses frios.

Anote o que fazer para reduzir riscos à saúde nesse período

Vacine-se: a imunização contra a gripe é a melhor forma de garantir proteção contra a infecção. Ela estimula a produção de anticorpos contra o vírus da influenza. Quem se imunizou em 2023, deve tomar a vacina atualizada. 

Procure se informar sobre outras vacinas. Acesse o site do Ministério da Saúde (https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario) e o da Sociedade Brasileira de Imunizações (https://sbim.org.br/calendarios-de-vacinacao).

Tenha um maior cuidado com a higiene: lave as mãos com maior frequência. Evite tocar os olhos, o nariz e a boca. Deixe os ambientes limpos e ventilados para reduzir a proliferação de ácaros e outros micro-organismos que podem causar ou agravar alergias e doenças respiratórias. Use máscara, se necessário, e evite o contato próximo com pessoas que apresentam sintomas infecciosos. 

Proteja sua pele: no inverno, a umidade do ar baixa, você transpira menos e sua pele resseca. É comum tomar banhos quentes, um hábito que reduz a oleosidade natural, essencial para reter a umidade cutânea. Consulte dermatologista para saber sobre como hidratar sua pele. Nesse período do ano ficamos vulneráveis às dermatites (inflamação cutânea) e à piora da psoríase, um mal crônico e não contagioso. Mesmo no inverno, use filtro solar.

Beba água: esse hábito ajuda seu corpo a eliminar toxinas. Beba (e ofereça) água, mesmo sem sentir sede. Para a maioria, dois litros por dia são suficientes, outras terão que ingerir mais. Como regrinha, recomenda-se 35 mililitros (ml) diários para cada quilo. Um exemplo: se você pesa 70 kg precisa de pelo menos 2,450 litros. 

Durma bem: o sono restaurador é vital para fortalecer seu sistema imunológico. Dormir mal e insônia aumentam a produção dos hormônios do estresse, como o cortisol e a adrenalina, que fragilizam o organismo.

Prefira refeições nutritivas: escolha a alimentação balanceada, rica em verduras, legumes e frutas, proteínas magras, gorduras boas (insaturadas) e carboidratos integrais (mantêm a saciedade por mais tempo). Converse com nutricionista para conhecer opções saudáveis e reconfortantes no frio.

Procure ficar ativo: dias curtos e clima frio podem fazer com que você se exercite menos. A atividade física ajuda a controlar e a perder peso, a reduzir a ansiedade, a diminuir a pressão arterial e a melhorar o sono. Faça no mínimo 150 minutos semanais de intensidade moderada (ou pelo menos 75 minutos de vigorosa). Associe aeróbicos, de musculação, de equilíbrio e de alongamento.

Atualize seu check-up médico: o check-up médico completo é uma medida muito importante para prevenir problemas de saúde e reduzir o risco de complicação de condições preexistentes, especialmente nos meses frio, como doenças respiratórias.

Já conhece o check-up personalizado da Med-Rio? Nas duas unidades da clínica o cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 33 anos em medicina preventiva, a clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos à saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. A Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no canal do YouTube da clínica (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp). 

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

 

Fonte: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.