Hoje, 12 de setembro, é o Dia do Urologista, uma excelente oportunidade para lembrar a importância de realizar o seu check-up médico completo

 

O check-up médico completo inclui a consulta ao urologista, o especialista em alterações do trato urinário de ambos os sexos e do sistema reprodutor masculino — Freepik/ Reprodução

Dificuldade de urinar, jato fraco, sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada, aumento do número de idas ao banheiro durante a noite e vontade incontrolável de urinar. Esses são os principais sintomas de uma alteração comum em homens acima de 50 anos: a hiperplasia prostática benigna (HPB). Como o próprio nome diz, é o crescimento natural da próstata, glândula do sistema reprodutor masculino, localizada logo abaixo da bexiga. Hoje, dia 12 de setembro, é o Dia do Urologista, uma excelente oportunidade para lembrar a importância de fazer o check-up médico anual completo, que inclui a consulta com esse especialista.

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 50% dos homens apresentam algum grau de HPB após os 50 anos e mais de 30% necessitarão de algum tratamento. O termo benigno significa que não é câncer. Porém, quando a condição não é controlada, prejudica muito a qualidade de vida do homem. 

À medida que a próstata cresce (a glândula produz um fluido que faz parte do sêmen), ela pode pressionar a bexiga e comprimir a uretra (o canal que conduz a urina).

Com o tempo, o músculo da bexiga pode enfraquecer ao tentar urinar através de uma uretra estreita. Quando isso acontece, órgão esvazia apenas uma certa quantidade ao urinar. E homens com HPB correm um maior risco de sofrer retenção da urina (uma emergência médica) e infecções do trato urinário, além de danos à bexiga e aos rins.

Ainda não se sabe ao certo por que a próstata continua a crescer depois dos 50 anos, mas parece ser decorrência de alterações hormonais no envelhecimento. Para confirmar o diagnóstico de HPB, o urologista faz o toque retal e analisa exames laboratoriais e de imagem.

É mais provável que você desenvolva HPB se:

Tem 40 anos ou mais e história familiar do problema.

Apresenta certas condições de saúde, tais como: obesidade, doenças cardíacas e problemas circulatórios, diabetes tipo 2 e disfunção erétil.

— Leva uma vida sedentária.

— Faz uma alimentação rica em gorduras.

Não é preciso aparecer sintomas de HPB para consultar o urologista. E alguns deles são semelhantes ao de câncer de próstata. Portanto, a prevenção deve ser feita anualmente.

“A HPB pode coexistir com o câncer de próstata. Outras alterações que podem ser detectadas no check-up urológico de rotina são disfunção erétil, ejaculação precoce, problemas do sistema urinário, em geral, como cálculos renais e tumores de rins”, afirmam os médicos Gilberto Ururahy e Galileu Assis, autores do livro Saúde é prevenção (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, líder há 32 anos no país em medicina preventiva. 

A Med-Rio Check-up criou um conceito inovador para o check-up médico, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração, utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco), Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais dos Estados Unidos.