Dr. Gilberto Ururahy no Encontro Científico da Med-Rio Check-up — Foto: Marco Sobral

Basta ligar a televisão ou acessar o celular. O homem contemporâneo é bombardeado por excessiva informação ao longo do dia. Impactos da pandemia, guerra Rússia x Ucrânia, aumento de bolsões de miséria, crescimento da inflação mundial, racionamento de energia, elevados índices de analfabetismo, desemprego crescente, aumento de impostos e da violência são apenas algumas das muitas notícias que nos chegam cotidianamente.

Em casa, com a família, o clima também não é dos mais amenos: falta de tempo dos pais para se dedicar aos filhos, pouco diálogo, famílias apartadas ou desfeitas e o excesso no uso de celulares, computadores e tablets que consomem as horas e prejudicam as relações.

Ao voltar a atenção para o trabalho, a situação se torna mais nebulosa. O profissional se vê diante do desafio de inovações e conquistas permanentes, ameaças cibernéticas, absorção de novas culturas, aumento de resultados com redução de investimentos, fusões e aquisições, câmbio elevado, precariedade da mão de obra e baixa motivação dos jovens profissionais.

— Diante desses cenários, é inexorável: todos estão sob estresse crônico. E é justamente o estresse crônico que serve de vetor para o estilo de vida inadequado, a partir de seus hormônios adrenalina e cortisol. Segundo a Universidade Stanford, 73% das mortes no mundo atual se relacionam com o estilo de vida pouco saudável — afirma o diretor-médico da Med-Rio Gilberto Ururahy na palestra “Saúde do homem”, realizada no dia 17 na sede da clínica.

De acordo com a Universidade Harvard, 80% de todas as consultas médicas têm ligações com o estresse. Portanto, para se manter ativo, a maioria dos executivos faz uso do chamado “ciclo de estimulantes”, ou seja, sob estresse, o indivíduo dorme mal, acorda cansado, tem preguiça de fazer exercícios, aumenta o consumo de cigarros, café e açúcar. À noite, ainda consome bebida alcoólica, acreditando equivocadamente que ela é relaxante. Esse ciclo conduz irremediavelmente ao estilo de vida inadequado.

A médio e longo prazos, o estilo de vida inadequado conduz a doenças crônicas, como obesidade, esteatose hepática, hipertensão arterial, insônia e diabetes, entre outras, responsáveis, no longo prazo, por outros cenários como infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral e diversos tipos de cânceres, observados em indivíduos cada vez mais jovens. O check-up médico, portanto, é um poderoso aliado porque antecipa, previne doenças e promove saúde.

O trabalho das equipes da Med-Rio Check-up é realizado em clínicas próprias há mais de 30 anos. Neste período, mais de 110 mil homens foram examinados.

— Se compararmos os níveis de estresse, má alimentação e sedentarismo desde nossa fundação, em 1990, até 2021, fica evidente como o quadro se agravou. Com isso, os percentuais de sobrepeso, hipertensão arterial, diabetes, insônia, consumo de bebidas alcoólicas, de antidepressivos e ansiolíticos dispararam — alerta Ururahy.

Não é fácil mudar estilo de vida. Demanda determinação, força de vontade e perseverança do indivíduo. No entanto, é preciso disciplina. Passos simples como fazer atividade física, ter alimentação saudável (com mais proteínas e menos carboidratos), menos estimulantes (como açúcar, cigarro e café), noites de sono reparadoras e manter bom círculo de amigos são gestos que contribuem enormemente a longo prazo.

— O estilo de vida saudável aliado à prevenção é o caminho para a longevidade com autonomia — aconselha o diretor da Med-Rio.

DIFERENCIAIS DA MED-RIO CHECK-UP

  • A Med-Rio apresenta uma abordagem de check-up físico e mental que conta com equipamentos de última geração. O programa, cuja duração é de cinco horas, é destinado para homens e mulheres, em dias específicos, de segunda a sábado, em ambas as unidades.
  • Em mais de 30 anos de existência e exclusividade, a Med-Rio já realizou 200 mil check-ups médicos em brasileiros e estrangeiros. Os cuidados sanitários foram ainda mais reforçados desde o início da pandemia.
  • Os resultados dos exames são emitidos em até 24 horas úteis por meio de aplicativo. Cada cliente possui um prontuário digital, podendo realizar a consulta pós-check-up via telemedicina. Os dados também são protegidos segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, e a segurança cibernética foi implementada nas clínicas. As unidades da Med-Rio Check-up estão inseridas no conceito ESG.

 

Visitar e conhecer uma clínica de check-up médico é a forma correta para escolher, com segurança e conforto, o melhor serviço para o seu cliente.

(21) 2546-3000 e 3252-3000