Realização de exames regulares é unanimemente apontado como fundamental na prevenção e na busca por um estilo de vida saudável

 

Claudio Benchimol, Fernando Vaz e Maurício Magalhães: especialistas debateram a importância do check-up médico em suas especialidades. (Divulgação/Reprodução)

 

Dando continuidade aos Encontros Científicos que realizamos nos últimos dois anos na Med Rio Check-up com alguns dos melhores especialistas do Brasil, tivemos a alegria de receber na semana passada três sumidades em suas áreas: o cardiologista Claudio Benchimol, o urologista Fernando Vaz e o mastologista Maurício Magalhães, todos membros da Academia Nacional de Medicina. A conversa se deu em torno de um tema premente em saúde: a importância do check-up médico.

O cardiologista Cláudio Benchimol foi enfático em afirmar que no que tange as doenças cardíacas, o grande aliado é a prevenção. “Atividade física é o melhor remédio que existe. Quem pratica algum exercício diminui muito as chances de ter complicações. Além disso, é preciso manter o estilo de vida adequado: baixo consumo de sal, alimentação saudável, sono equilibrado, tudo isso colabora significativamente para o controle da pressão arterial”, concluiu Benchimol.

De acordo com o cardiologista, o check-up médico é fundamental antes de se iniciar uma rotina de exercícios físicos frequentes. “Especialmente entre as pessoas com mais idade e que tem histórico familiar de doenças coronárias, hipertensão ou colesterol alto”, completou.

Outro ponto interessante destacado por Benchimol é que pacientes que dormem poucas horas por dia tem tendência a serem hipertensos. Segundo o diretor médico da MedRio Check-up, Gilberto Ururahy, 35% dos clientes atendidos apresentam insônia. “O sono faz parte do dia a dia. Não descansar deixa o indivíduo ansioso e é um indicativo de um possível problema, porque a falta de repouso leva a complicações coronarianas”, arrematou Benchimol.

Ao falar sobre a importância do check-up médico em urologia, Fernando Vaz afirmou que em sua área de atuação há uma diferença importante entre diagnóstico precoce e prevenção. “Poucas coisas podem ser consideradas prevenção quando se fala em doença urológica. A maioria é diagnóstico precoce, que é fundamental porque garante ao paciente a diferença entre a vida e a morte. São exames como ultrassonografias do abdômen e da pelve, exame físico do testículo, exame de sangue, exame de urina, além de questões específicas da próstata, da bexiga e da disfunção erétil”, resumiu o Professor Vaz.

De acordo com o professor Maurício Magalhães, a prevenção também é crucial na mastologia, tendo em vista o crescimento exponencial de casos de câncer de mama entre mulheres cada vez mais jovens. “Eles ocorrem em mulheres em idade pré-menopausa, muitas com menos de 40 anos. O fato de as mulheres engravidarem menos e cada vez mais tarde seguramente interfere para esta mudança de incidência e precocidade do câncer de mama”, explicou. Além disso, o médico relacionou o consumo de álcool ao aumento do metabolismo de estrogênio, o que pode levar ao crescimento dos casos de tumores de mama.

Os depoimentos enriquecedores dos três médicos deixaram comprovado, mais uma vez, que o check-up é fundamental para um estilo de vida saudável, que se completa com alimentação balanceada, consumo controlado de álcool, distância do tabagismo, noites bem dormidas, prática de exercícios físicos. Tudo isso combinado, nos mantem mais próximos da longevidade com autonomia.

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, desenvolveu a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França, Conselheiro estratégico da ABRH-Brasil e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up.