Como bate o seu coração?
A sua frequência cardíaca corresponde ao número de vezes que o seu coração bate em um minuto. A frequência cardíaca normal em descanso é de 60 a 90 batimentos por minuto. Pessoas que praticam exercício físico tendem a ter uma pulsação em repouso mais baixa, pois os músculos do coração estão em boa forma. Já as que não se exercitam com regularidade e ainda assim têm os valores abaixo do normal, devem investigar o que está acontecendo.
Olho no cardiômetro!
A Sociedade Brasileira de Cardiologia criou o Cardiômetro, que levanta os números de mortes provocadas por doenças cardiovasculares no país.
Estima-se que ocorram cerca de 1 mil mortes por dia, cerca de 43 por hora. Ou seja, uma morte a cada 90 segundos.
Cuidar dos afetos e cultivar a espiritualidade, por exemplo, são atitudes tão importantes quanto cuidar da alimentação ou praticar exercícios físicos. Procure ter atividades que lhe deem prazer e relações que tragam bem-estar. Afaste-se daquelas que lhe estressam. E preste atenção nas informações a seguir para alcançar uma vida longa e saudável.
Você sabia que…
O coração de pessoas que levam a vida sem momentos de alegria e descontração é menos saudável? Um estudo americano comparou a reação de pessoas saudáveis e pessoas com problemas cardíacos diante de situações que causam desconforto. A probabilidade de que rissem era 60% mais elevada entre as pessoas saudáveis.
Um outro estudo, realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres de 45 anos ou mais, que caminham pelo menos 1 hora por semana, reduzem para metade o risco de sofrer um ataque cardíaco. Os homens também se beneficiam de exercícios feitos em pequenas quantidades. O importante é praticar alguma atividade, segundo a pesquisa.
A depressão pode provocar ataques cardíacos?
Durante um evento feito pela American College of Cardiology, cientistas americanos afirmaram que sentimentos negativos e depressão podem dobrar as chances de um ataque cardíaco. Eles avaliaram informações médicas de 25 mil pessoas.
Confira se o seu coração está sob controle:
Qual é a sua pressão arterial?
Valores adequados: entre 120/80 mmHg e 139/89 mmHg.
Valores que inspiram cuidados: superiores a 140/90 mmHg.
A pressão varia ao longo da vida. A tendência é que ela diminua enquanto dormimos e aumente quando realizamos esforço físico. No entanto, se permanece elevada, revela hipertensão e significa maiores riscos de aterosclerose e, portanto, de acidente vascular cerebral (AVC) e doença cardíaca isquêmica
Qual é o seu consumo de calorias por dia?
Poucas pessoas sabem exatamente quantas calorias necessitam, mas você pode fazer o seguinte cálculo: multiplique o seu peso por um número de 28 a 33, dependendo do seu nível de atividade. Como? Se fizer exercícios físicos regularmente, o seu corpo necessita de mais alimentos, portanto, multiplique por 33. Se tiver perdido peso, seu corpo não precisa de tanto, multiplique por 28.
Qual é a medida da sua circunferência abdominal?
Pegue uma fita métrica e meça a sua cintura ao redor do umbigo. Como deve ser:
- HOMENS: Igual ou < que 94 cm.
- MULHERES: Igual ou < que 80 cm.
No caso das mulheres, o risco para a saúde começa quando a cintura tem mais de 80 cm. A cintura acima dos 90 cm já constitui uma séria ameaça. No caso dos homens, o risco aumenta se o perímetro abdominal for superior a 94 cm, tornando-se um grave problema quando ultrapassa os 100 cm.
Quais são os valores do seu colesterol?
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda, desde 2017, que as referências para LDL (colesterol ruim) sejam estabelecidas de acordo com o risco cardíaco:
LDL
- Baixo risco: abaixo de 130 mg/dl.
- Risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl.
- Risco alto: abaixo de 70 mg/dl.
- Risco muito alto: abaixo de 50 mg/dl.
HDL (colesterol bom)
- Desejável: acima de 40 mg/dl.
Colesterol total
- Desejável: abaixo de 190 mg/dl.
Como cuidar do coração se o seu risco for:
- Alto: você precisa baixar o colesterol em 50%. Se for diabético ou tiver mais de 65 anos, inicie uma atividade física ou reavalie a que faz. Se for fumante, pare de fumar.
- Moderado: o seu colesterol precisa diminuir de 30% a 40%. Comece ou intensifique uma atividade física regular. Se for fumante, já é hora de parar.
- Baixo: faça um levantamento de seus hábitos alimentares e físicos. Se eles não forem saudáveis, adote uma dieta equilibrada e pratique alguma atividade física regularmente. O cigarro? Abandone este vício.
No site da MedRio, disponibilizamos uma avaliação gratuita para o risco coronariano. Clique aqui e faça já a sua.
Saúde é prevenção!