O primeiro mês do ano é dedicado à campanha Janeiro Branco, que visa conscientizar sobre a importância de cuidar do aspecto emocional

Um homem conversa com uma psicóloga: 5,8% da população brasileira sofrem de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) — Freepik/ Reprodução

No calendário da saúde, o primeiro mês do ano é dedicado à campanha Janeiro Branco. E o seu principal objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde mental, a começar pela prevenção do transtorno da ansiedade, da depressão, da síndrome do pânico e do burnout. Para ter uma ideia, 5,8% da população brasileira sofrem de depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). E os números aumentaram na pandemia da COVID-19.

De acordo com dados divulgados na revista Medicina S/A, o índice de internações para tratamento de transtornos mentais cresceu 27,3% em 2021, em relação a 2020 (fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar). O tema é tão relevante que a Med-Rio inclusive tem uma cartilha sobre saúde mental direcionada ao público em geral, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha_medrio_saude_mental_2020-1.pdf.

A má saúde emocional pode enfraquecer o nosso sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável a diferentes doenças. De forma mais clara, o nosso corpo responde à maneira como pensamos, sentimos e agimos. Veja o que você pode fazer para se proteger:

— Primeiro, reconheça as suas emoções e entenda por que você as tem. Ao identificar os seus sentimentos e o fluxo de pensamentos que os acompanham, é possível lidar melhor com situações diversas.

— Cuidado com expectativas. Estabeleça metas tangíveis, realistas e em etapas para evitar frustração e, consequentemente, sofrimento emocional.

— Procure manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. É natural que os acontecimentos, por vezes, não ocorram conforme o esperado ou que as prioridades mudem. 

— Dê atenção ao momento presente. Pensar constantemente em coisas que já aconteceram ou poderão ocorrer é um gatilho para angústia. Foque nas ações possíveis.

— Concentre-se nas coisas pelas quais é grato. Tente não ficar obcecado com problemas no trabalho, no estudo ou em casa que levem a sentimentos negativos.

— Procure fazer uma alimentação balanceada, praticar atividade física e exercícios de meditação diariamente, dormir bem, reduzir o estresse e o consumo de substâncias tóxicas, como álcool. Use boa parte do seu tempo para momentos de lazer.

— Pessoas com resiliência lidam melhor com o estresse de forma saudável. A resiliência pode ser aprendida e reforçada com estratégias e ajuda de um psicoterapeuta. O plano inclui ter apoio social e visão positiva de si mesmo, aceitar mudanças e manter as coisas em perspectiva.

Janeiro é o mês da campanha porque é o primeiro do ano. “As pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas emoções. E, como em uma folha ou em uma tela em branco, todas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias”, diz o Ministério da Saúde. Para saber mais sobre a campanha, acesse: https://janeirobranco.com.br/.

Realizar o check-up médico completo é uma maneira de saber como está a sua saúde mental. A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça orientações para se manter saudável na cartilha da Med-Rio, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

 

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: Ministério da Saúde e Academia Americana de Médicos de Família.