O check-up urológico é parte da avaliação médica completa na Med-Rio e pode detectar alterações no órgão ainda no início, o que possibilita a cura
Para conscientizar a população sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer do testículo, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) realiza este mês a campanha Abril Lilás. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), essa condição representa 1% dos tumores masculinos no mundo e 5% dos cânceres urológicos. Mas eles têm alta chance de cura (mais de 90%), se detectado no começo. Daí a importância de fazer a avaliação com um urologista. Na Med-Rio Check-up, a consulta urológica, associada aos exames laboratoriais, é parte da avaliação médica completa em 12 especialidades.
Embora não seja tão comum, o câncer de testículo tem um impacto importante. Isso porque a maioria dos casos ocorre em idade reprodutiva (entre os 15 e 35 anos), segundo a SBU. E, às vezes, pode levar a pensar em outros problemas, atrasando o diagnóstico, como inflamação dos epidídimos (canais que armazenam os espermatozoides). Ou ser confundido com o acúmulo de líquido na bolsa escrotal (hidrocele) e dilatação anormal das veias testiculares (varicocele), situações que também devem ser tratadas.
Além do check-up médico, é necessário fazer o autoexame dos testículos, desde a adolescência, conforme recomenda a SBU. Ele deve ser executado em pé, durante o banho, ou em frente ao espelho, apalpando os testículos, comparando um lado e outro. E verificando se há diferenças, sobretudo, algum nódulo endurecido, alteração de tamanho entre eles, dor no abdômen, na virilha ou no escroto. Qualquer suspeita é indispensável consultar um urologista.
O blog Saúde é Prevenção conversou com o urologista Ivan Celjar, da Med-Rio, sobre a prevenção de problemas nos testículos. Confira a seguir:
Quais são os problemas nos testículos detectados no check-up?
Eventualmente, detectamos tumor nos testículos. Essa condição tem prevalência na faixa etária até 35 anos. No exame urológico na clínica, a alteração mais comum é o cisto de epidídimo. Outra situação que costumamos diagnosticar é a varicocele, que pode diminuir a quantidade e a qualidade dos espermatozoides e causar infertilidade. Também há casos de hidrocele, que é o acúmulo de líquido no escroto, a bolsa externa que contém os testículos.
Como é feito o diagnóstico de doenças nos testículos?
O urologista na Med-Rio faz a anamnese e o exame físico, que inclui o toque retal. A análise laboratorial complementa o check-up urológico e serve para avaliar possíveis doenças da próstata, com a dosagem do antígeno prostático específico (PSA), uma proteína produzida no órgão. Dependendo de cada caso, pode ser solicitado o exame de ultrassom. Indicamos a realização de um espermograma para clientes com varicocele e sem filhos.
Quando suspeitar de problema nos testículos?
Se sentir dor testicular e/ou observar vermelhidão, aumento de volume e tumoração (nódulo) no autoexame dos testículos, deve consultar um urologista. A SBU inclui, como outros possíveis sinais, caroço ou inchaço em um dos testículos, mesmo sem dor, alterações na textura dos testículos, desconforto na parte inferior do abdômen ou nas costas, fraqueza, tosse e falta de ar.
De maneira geral, os homens estão bem-informados sobre as doenças nos testículos?
A maioria desconhece os problemas que atingem os testículos e suas estruturas. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para receber um tratamento eficaz com um urologista.
A Sociedade Brasileira de Urologia tem um vídeo que ensina a fazer o autoexame dos testículos. Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=Dw-_hwvwbm4, e saiba mais sobre a campanha Abril Lilás no portal da SBU: portaldaurologia.org.br.
No check-up da Med-Rio são realizados exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio, líder há 33 anos em medicina preventiva, oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.