Hoje, 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma data para lembrar que ela deve ser uma prioridade

Fazer uma alimentação balanceada é uma das medidas mais importantes para a boa saúde do trato gastrointestinal — Freepik/ Reprodução

Cuidar bem do seu sistema digestivo é essencial para ter saúde física e mental. Nos intestinos vivem bactérias benéficas, entre outros milhões de micro-organismos, que atuam não apenas na digestão, mas na imunidade e contra inflamações, além de ajudar a sintetizar vitaminas e hormônios. E adotar o estilo de vida saudável é vital para o equilíbrio desse microbioma. Fazer seu check-up médico de rotina também, porque essa avaliação previne e detecta precocemente condições que atacam o trato gastrointestinal. Hoje, 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva, uma data para lembrar que ela deve ser uma prioridade.

Mais de um terço da população mundial tem sintomas de má digestão, segundo dados da Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO, sigla em inglês). Na maioria dos casos, eles são causados por condições que poderiam ser evitadas com bons hábitos.

E os mais importantes para a saúde gastrointestinal são:

— Comer diariamente mais vegetais e alimentos in natura, optar por carnes magras e laticínios desnatados. Restringir os produtos processados e cortar os ultraprocessados, reduzir a quantidade de açúcar, sal e gorduras saturadas e trans. Prefira as gorduras mono e poli-insaturadas.

– Ingerir de 25g a 35g de fibras solúveis e insolúveis todos os dias. Esse carboidrato não é absorvido, mas tem um papel muito importante na saúde digestiva. Isso porque as fibras facilitam o trânsito intestinal, melhoram a formação do bolo fecal, prevenindo problemas como prisão de ventre e hemorroidas; auxiliam no controle das taxas de glicose e de gorduras no sangue, proporcionam saciedade por mais tempo. 

— Fazer a hidratação adequada. A orientação é beber 35 ml diários por quilo de peso, mesmo sem sentir sede. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg necessita de pelo menos 2,4 litros. Porém, nesse cálculo, considere sua idade, seu estilo de vida e a temperatura do ambiente. Beber bastante água ajuda no trabalho das fibras.

— Movimente-se. Faça pelo menos 150 minutos semanais de exercícios de intensidade moderada (ou no mínimo 75 minutos de vigorosa). Combine com atividades de musculação, de equilíbrio e de alongamento. Tenha um sono restaurador. Dormir mal afeta o microbioma intestinal.

Gerencie o estresse. Ele prejudica demais a digestão e pode causar refluxo gastroesofágico, diarreia e prisão de ventre, entre outras condições. Uma curiosidade: de 70% a 80% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino.

— Não fume. O tabagismo é responsável por diversas doenças do trato gastrointestinal, inclusive câncer. O consumo de bebidas alcoólicas igualmente.

— Não use antiácidos e antibióticos, ou qualquer outro medicamento, por conta própria.

— Mantenha seu exame de colonoscopia em dia.

— Agende seu check-up. No detalhado exame proctológico da Med-Rio é realizado a videorretossigmoidoscopia. Essa análise, via endoscópio, possibilita verificar lesões ou pólipos no cólon descendente (leva o bolo alimentar para baixo) e no retossigmoide (onde o cólon se liga ao reto). O exame pode prevenir e detectar ainda no início alterações na parte do intestino grosso na qual se desenvolve a maioria dos tumores malignos.

Como está sua saúde digestiva? Na Med-Rio o cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 33 anos em medicina preventiva, a clínica oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos à saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. A Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no canal do YouTube da clínica (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp). 

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Organização Mundial de Gastroenterologia, BBC Brasil, Ministério da Saúde.