Ter hábitos saudáveis e realizar seu check-up médico completo ajudam a preservar sua capacidade de cognitiva

Um casal pedala na floresta: a prática diária de atividade física melhora sua capacidade cognitiva — Freepik/ Reprodução

O planeta se surpreendeu com a desistência do presidente americano Joe Biden de concorrer à reeleição. Um fator que pesou na sua decisão foi o questionamento sobre sua saúde. E algo que chamou a atenção do mundo foram os repetidos lapsos de memória de Biden. Esquecer ou trocar nomes e datas, não se lembrar onde colocou as chaves ou a carteira, perder as coisas de vez em quando são relatos comuns a partir dos 60 anos. Na maioria dos casos, essas queixas fazem parte do envelhecimento natural. Mas você pode preservar por muitos anos sua habilidade cognitiva, a capacidade de o cérebro processar informações. Duas atitudes são muito importantes nesse sentido: manter hábitos saudáveis e realizar seu check-up médico completo anualmente

Como proteger seu cérebro:

Mexa-se mais: a prática diária de atividade física melhora a oxigenação e a nutrição do nosso principal comandante. Para a maioria dos adultos saudáveis, a recomendação é fazer pelo menos 150 minutos, distribuídos na semana, de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de forma intensa. Associe com alongamento, musculação e treino de equilíbrio, e com orientação de um(a) profissional de educação física.

Invista na alimentação saudável: coma mais cereais integrais (saciam por mais tempo), verduras, legumes, frutas e fibras; prefira proteínas de boa qualidade, como carnes magras e gorduras insaturadas. Diminua bastante o consumo de sal, de farináceos, de açúcar e processados. Descasque mais e desembale menos. Mantenha-se bem hidratado com água e restrinja o uso de bebidas alcoólicas.

Treine seu cérebro: realize atividades mentais, como ler, estudar, aprender algo novo, como tocar um instrumento; amplie suas redes sociais fora da internet; participe de trabalho voluntário. A interação social ajuda a prevenir a ansiedade, a depressão e o estresse, fatores que contribuem para a perda de memória.

Organize-se: anote e atualize tarefas e compromissos em uma agenda, que pode ser no seu celular. Guarde carteira, chaves, óculos e outros itens pessoais essenciais em um local fixo, para ficar mais fácil encontrá-los. Deixe seu ambiente em casa e no trabalho organizado e não acumule coisas desnecessárias.

Limite as distrações: procure se concentrar nas informações que está tentando lembrar. Pode ser útil relacionar com uma música, um ditado conhecido ou um assunto trivial.

Durma bem: a insônia e o sono fragmentado prejudicam sua memória. Assim como o sono agitado e a apneia obstrutiva, que interrompe por segundos, várias vezes, a respiração enquanto você dorme. Ter um sono restaurador deve ser prioridade.

Consulte um especialista se:

— Faz as mesmas perguntas repetidamente;

— Perde-se em lugares familiares;

— Tem dificuldade de seguir receitas ou outras instruções fáceis;

— Fica confuso com o tempo, pessoas e lugares;

— Começa a negligenciar o autocuidado. 

Todos nós esquecemos algo de vez em quando. Mas se esses episódios se tornam frequentes, é preciso consultar um(a) especialista. Falhas de memória podem ser causadas por condições que não são parte normal do envelhecimento. Daí a importância de agendar seu check-up médico completo.

Nas duas unidades da Med-Rio Check-up, o cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E, além disso, a clínica disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 34 anos em medicina preventiva, a Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos à saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia e independência.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano de Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. E já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Mayo Clinic (Estados Unidos) e Instituto Nacional do Envelhecimento (Estados Unidos).