A avaliação pulmonar é uma das 12 etapas do check-up médico completo nas duas unidades da Med-Rio

A pneumologista Luiza Regina Alves dos Santos realiza o exame de espirometria durante o check-up de um cliente da Med-Rio: essa avaliação ajuda a identificar doenças respiratórias — Crédito: Marco Rodrigues

Hoje, 25 de setembro, é o Dia Mundial do Pulmão. A data, criada pelo Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS, na sigla em inglês), visa conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde pulmonar. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), quase toda a população do mundo (99%) respira ar que excede os limites de qualidade recomendados. O tema da campanha deste ano é “Ar limpo e pulmões saudáveis para todos”. 

O ar tóxico é uma ameaça universal, impactando a todos, desde bebês até idosos. Com o aumento da poluição atmosférica agravada pela ação humana e pelas mudanças climáticas, a situação tende a piorar. 

“O aumento da poluição do ar e do ozônio troposférico (camada inferior da atmosfera terrestre), associados às emissões de gases de efeito estufa, estão diminuindo a função pulmonar, levando a um maior índice de hospitalizações por doenças respiratórias e câncer de pulmão”, enfatiza a médica Patricia Rivera, presidente do FIRS.

Sete milhões de óbitos anualmente são atribuídos a condições relacionadas à poluição do ar, como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), câncer de pulmão e infecções respiratórias, conforme dados do FIRS.

A melhor forma de cuidar do seu pulmão é se proteger nos ambientes com o ar poluído, ter um estilo de vida saudável, manter a caderneta de vacinação em dia, evitar a automedicação em casos de sintomas e realizar seu check-up médico de rotina, para prevenir e detectar, ainda em fase inicial, problemas pulmonares.

No check-up da Med-Rio, na avaliação pneumológica, além da consulta clínica e da radiografia do tórax, é feito o exame de espirometria, muito importante para ajudar na identificação precoce de doenças respiratórias. O pneumologista usa o aparelho espirômetro, no qual o cliente inspira ao máximo lentamente e expira de forma vigorosa. Assim consegue registrar o volume pulmonar e o fluxo de ar através das vias aéreas. 

Dispneia (falta de ar), tosse e dor torácica indicam possíveis sintomas de problemas no pulmão. Mas há outros comuns, como chiado no peito, coriza e obstrução nasal. Na Med-Rio, a alteração mais observada na pneumologia é a obstrução parcial das vias aéreas, comum em clientes fumantes, com asma brônquica e alérgicos.

O que você pode fazer para se proteger da poluição atmosférica

— Mantenha-se informado: verifique o índice de qualidade do ar onde vive. Prefeituras e sites de meteorologia fornecem essa informação.

— Evite atividades ao ar livre nos dias quentes: se precisar sair, faça isso no início da manhã ou no final da tarde, quando os níveis de poluição costumam ser mais baixos. Fique longe de estradas e rodovias movimentadas. Use máscara quando perceber o ar mais poluído.

— Melhore a qualidade do ar em seu ambiente: ventile sua casa, use purificadores de ar e escolha produtos de limpeza de baixa emissão de substâncias tóxicas. Não queime velas, incenso ou madeira dentro de casa; abra as janelas ao cozinhar. Remova a poeira com pano úmido. 

— Não fume e fique longe de poluentes: o fumo passivo, por exemplo, contém partículas que atacam os pulmões. Fogões e eletrodomésticos a gás também podem gerar gases nocivos. Animais de estimação, pragas, mofo e ácaros liberam alérgenos. 

— Leve uma vida saudável: faça uma alimentação balanceada, realize atividade física diariamente, durma bem, controle o estresse crônico, fique longe de quaisquer tipos de cigarros, inclusive dos eletrônicos, e reduza ao máximo o consumo de álcool.

Quando você fez seu último check-up? Agende seus exames na Med-Rio. 

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). E, além disso, a clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

Líder há 34 anos em medicina preventiva, a Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde, como, por exemplo, comportamentos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. E já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Fórum das Sociedades Respiratórias Internacionais (FIRS, na sigla em inglês), Global Initiative for Asthma e Organização Pan-Americana da Saúde.