Comida em excesso e procrastinação de atividades físicas são perigos típicos do período

Com a alegria das festas, vem o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em calorias. (Shutterstock/Reprodução)

Chegamos de novo a dezembro. E com o mês, vem algumas traiçoeiras arapucas clássicas do mês: os festejos são mais frequentes e com eles, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas e alimentos ricos em calorias. Além disso, aumenta consideravelmente neste período a tolerância com a procrastinação dos exercícios. A chegada do verão e das férias escolares parece colocar em suspenso o compromisso com o estilo de vida saudável. Veja abaixo cinco dicas simples para evitar arrependimentos em janeiro, depois que as festas passarem.

Permita-se viver as festas, mas com limites – As festas de final de ano não são um salvo conduto para viver uma vida desregrada, mesmo que por um tempo determinado. Natal e Reveillon só tem uma vez por ano e devem ser comemorados. No entanto, o perigo mora nas pequenas concessões. Um exagero pontual não é grave. Mas se ele se torna rotineiro, pode ser motivo de atenção. Amigo oculto, festa da empresa, celebração de turmas antigas, além das festas em família, todas são oportunidades para se fugir à rotina. Cuidado. Se excedeu em um dia? No dia seguinte, volte à rotina.

Pense antes de se servir – Não é porque a mesa é farta que é preciso comer de tudo. Veja com calma o que mais lhe apetece, trace uma estratégia – não esqueça das saladas, que ajudam a saciar sem engordar – e só aí faça o seu prato. O mesmo vale para as sobremesas. E na hora de comer, deguste e aprecie todos os sabores. A pressa não é uma boa companhia para quem busca moderação à mesa.

Beba bastante água – Manter o corpo hidratado é fundamental, além de colaborar na sensação de saciedade. O recomendado é consumir bebidas alcoólicas intercaladas com copos d’água. Isso também ajudará a evitar a temida ressaca, tão característica na época de festas.

Não abandone os exercícios – Não deixe de continuar com a sua rotina de exercícios. Eles são ótimos aliados na hora de queimar os eventuais excessos das refeições. Além disso, aumentam a disposição para as demais atividades do dia.

Valorize as horas de sono – Dormir é fundamental não apenas para se recuperar do dia anterior, mas também para se preparar para o dia seguinte. Portanto, não diminua a relevância das horas. Durma, em média, oito horas por noite em ambiente calmo, silencioso e escuro.

Independente da época do ano, é muito importante manter a busca por um estilo de vida saudável. Além dos fatores acima listados, não fumar, gerenciar o estresse, controlar a pressão arterial, controlar o peso e manter os exames preventivos em dia são pequenas atitudes que colaboram significativamente para uma vida com mais saúde.

Feliz Natal! Aproveite da família e dos amigos!

Saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.