Hipertensão, diabetes e tabagismo são as principais doenças crônicas vasculares que levam ao declínio cognitivo, e elas podem ser prevenidas e controladas

Praticar atividade física diariamente, fazer uma alimentação saudável, não fumar, dormir bem e realizar o check-up médico anualmente são hábitos essenciais para reduzir o risco de demência depois dos 40 anos — Freepik/ Reprodução

Cuidar da saúde do sistema circulatório reduz bastante o risco de demência a partir da meia-idade, segundo pesquisa publicada agora em junho na edição online da revista científica JAMA Neurology e divulgada no portal médico Medscape. De acordo com os autores, a hipertensão, o diabetes e o tabagismo são as principais condições crônicas vasculares associadas ao declínio cognitivo, e elas podem ser prevenidas e controladas. Sendo assim, levar um estilo de vida saudável e realizar seu check-up médico anualmente são as medidas mais importantes nesse sentido.

“Os resultados da análise sugeriram que de 22% a 44% dos casos de demência até os 80 anos podem ser atribuídos à má-saúde vascular”, informou o Medscape. E ainda: hipertensão ou tabagismo associados ao diabetes elevaram, imensamente, a ameaça de declínio cognitivo na terceira idade.

O estudo Contribution of Modifiable Midlife and Late-Life Vascular Risk Factors to Incident Dementia reforça a importância da prevenção e da detecção precoce de problemas vasculares, sobretudo a partir da meia-idade, como destacou o líder da pesquisa, o doutor Jason Smith, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, nos Estados Unidos.

Ainda na opinião dos autores, para serem eficazes, as intervenções direcionadas a diminuir o risco de demência devem ser individualizadas, considerando características como idade, genética, raça e sexo.

Como está sua saúde vascular? Você pode ter essa resposta ao realizar seu check-up completo da Med-Rio, clínica líder há 34 anos em medicina preventiva no Brasil, referência mundial no seu setor e destino em turismo de saúde.

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional. O(A) cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas uma manhã ou uma tarde, e o laudo fica pronto em 24 horas úteis, com acesso no app da própria clínica. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente médico esclarece com o(a) cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. 

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas suas duas unidades, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. 

Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 55 nacionalidades. A excelência da Med-Rio é legitimada por certificações de empresas independentes, como a DNV e a EcoVadis.

Uma vez por mês, a clínica promove o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube:  https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp.

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Fontes: portal Medscape e JAMA Neurology.