Dia Mundial de Luta Contra Aids marca o início da campanha Dezembro Vermelho sobre a importância do diagnóstico do HIV

Sempre que possível, deve-se usar preservativos em todas as relações sexuais porque eles são um dos métodos mais eficazes de proteção contra ISTs. E existem vacinas seguras e altamente eficazes para ISTs virais: a hepatite B e a infecção por HPV — Freepik/ Reprodução

O primeiro dia do último mês do ano é o Dia Mundial de Luta Contra Aids. Para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento para o HIV (sigla em inglês para o vírus da imunodeficiência humana) e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), o Ministério da Saúde tem a campanha Dezembro Vermelho. A realização do check-up médico completo é uma oportunidade para saber sobre como se proteger dessas condições, inclusive com o uso de vacinas (como da hepatite B), e detectar alguma alteração ainda assintomática.

As ISTs são transmitidas por bactérias, vírus e outros micro-organismos de uma pessoa para outra por meio do contato sexual vaginal, oral e anal sem o uso de preservativo. Algumas como o herpes e o HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), por exemplo, são disseminadas no toque pele com a pele. Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo. E tem relação com quase a totalidade dos cânceres de colo de útero e outros tumores em homens e mulheres. Também causa verrugas na região genital e no ânus.

E determinadas ISTs podem ser transmitidas da gestante para o bebê, durante a gravidez, o parto e a amamentação, e ainda por meio de transfusões de sangue ou pelo compartilhamento de agulhas contaminadas. 

Quando usados ​​corretamente, os preservativos são um dos métodos mais eficazes de proteção contra ISTs. E existem vacinas seguras e altamente eficazes para duas ISTs virais: a hepatite B e a infecção por HPV.

São conhecidos mais de 20 tipos de ISTs (clamídia e sífilis são duas das mais detectadas no check-up da Med-Rio) e nem sempre manifestam sintomas ou eles são leves. Mas fique atento e procure seu médico se tiver:

Corrimento no pênis ou na vagina.

Feridas ou verrugas na área genital.

Micção frequente ou dolorosa.

Coceira e vermelhidão na área genital.

Bolhas ou feridas na boca ou ao redor dela.

Odor vaginal anormal.

Prurido anal, dor ou sangramento.

Dor abdominal e febre.

Todos os dias mais de um milhão de pessoas no mundo contraem uma infecção sexualmente transmissível e a maioria dos casos é assintomática, segundo a Organização Mundial da Saúde. A infecção pelo HPV está associada a mais de 311 mil mortes por câncer cervical a cada ano. E, ainda segundo a OMS, estima-se que a hepatite B tenha causado cerca de 820 mil mortes em 2019, principalmente devido à cirrose ou ao câncer de fígado. Algumas ISTs, como a gonorreia e a clamídia, são causas importantes de doença inflamatória pélvica e de infertilidade feminina.

Você sabe como se proteger das ISTs? Procure fazer o seu check-up médico anualmente. A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde na cartilha da Med-Rio, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf. 

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é Prevenção (Rocco), Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Urologia e Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde (ODPHP, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.