Tomar a vacina, usar preservativos e fazer os exames preventivos de rotina são as medidas mais eficazes

A vacinação contra o HPV, em ambos os sexos, é uma das formas mais eficazes de prevenção contra o ataque do vírus — Freepik/ Reprodução
Responsável pela infecção sexualmente transmissível mais frequente no mundo, o vírus HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano) é associado à maioria dos casos de câncer do colo do útero. E a outros tumores em homens e mulheres, no pênis, no ânus, na boca e na garganta, além de causar verrugas na região genital e no ânus. Um problema de saúde que atinge todas as classes sociais. Tanto que, no check-up médico completo da Med-Rio, os especialistas da clínica têm observado um aumento no índice de lesões de baixo grau por HPV. A vacinação contra o HPV, sobretudo de meninas e meninos de 9 a 14 anos, o uso de preservativos e a realização de exames ginecológico e urológico periódicos formam o tripé da prevenção.
Pelo menos 12 tipos de HPV podem causar verrugas genitais e câncer do colo do útero, de vulva, de pênis e de boca. O vírus pode passar meses ou anos sem causar alterações visíveis a olho ou não.
“Daí a importância de reforçar as medidas preventivas, em todas as idades”, diz a dra. Natália Araújo, ginecologista da equipe da Med-Rio. “Levar um estilo de vida saudável é uma atitude importante nesse sentido”, destaca.
“O estresse crônico e o tabagismo, por exemplo, enfraquecem o sistema imunológico, facilitando o ataque do HPV”, explica a médica, enfatizando que as melhores formas de prevenir a infecção pelo papilomavírus são usar preservativos, fazer a imunização e manter os exames preventivos em dia, como o teste de Papanicolau (a coleta das células do colo do útero e da vagina) e a colposcopia, que permite visualizar em detalhe o colo do útero, a vagina e a vulva.
Vacinas são oferecidas no SUS e nas clínicas privadas
A vacina contra o HPV atua contra os tipos mais comuns do vírus (6, 11, 16 e 18), sendo aplicada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é indicada, principalmente, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, com esquema de dose única. Mas pode ser recomendada em casos específicos. Há ainda a vacina nonavalente (contra nove tipos, disponível apenas na rede privada).
Os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.
“Pessoas sexualmente ativas, fora da faixa etária indicada pelo SUS, também devem se vacinar contra o HPV. Porém, nesses casos, a imunização é realizada em clínicas particulares”, aconselha a dra. Natália.
Essa também é a orientação da Sociedade Brasileira de Imunizações. Em entrevista à Agência Brasil, a dra. Mônica Levi, presidente da SBIm, afirmou: “estudos mostram que a vacina (contra o HPV) é capaz de reduzir as chances de recidiva (recorrência) em pessoas que já trataram lesões pelo vírus”. E ainda: “a eficácia duradoura (dez anos ou mais) da vacina contra o HPV foi demonstrada em mulheres com idade entre 27 e 45 anos”.
Já o Instituto Butantan informa que a vacina contra o HPV pode ser aplicada dos 9 aos 45 anos, em homens e mulheres, e não só protege contra a doença, como evita a contínua transmissão do vírus.
Check-up médico completo detecta lesões em fase inicial
Na consulta ginecológica do check-up completo da Med-Rio, o exame é minucioso.
“Assim podemos detectar alterações por HPV muito precocemente e recomendar à cliente o controle e o tratamento o mais cedo possível”, ressalta a dra. Natália.
Saiba mais sobre o HPV
Para saber mais sobre o HPV, acesse a página do Instituto Nacional de Câncer (INCA), disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br.
Você está em dia com seu check-up médico?
Na Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados).
A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G.
A Med-Rio já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.
Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.
Fontes: Ministério da Saúde, Institutos Nacionais de Saúde (EUA), Instituto Nacional de Câncer (INCA), Instituto Butantan, Agência Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).