A arritmia pode ter diferentes causas e ser prevenida e diagnosticada precocemente no check-up médico anual

Uma importante causa de arritmia é o estresse crônico, que prejudica o bom funcionamento do coração — Freepik/ Reprodução

Sentir o coração acelerado é comum em certas situações e nem sempre é sinal de arritmia grave. Porém, se isso acontece com frequência, é importante saber a causa. E a realização do check-up médico anual é a melhor forma de prevenir e diagnosticar precocemente qualquer alteração no ritmo cardíaco.

Arritmia é qualquer oscilação no ritmo cardíaco (um distúrbio elétrico) e pode significar que ele não está bombeando sangue suficiente para o corpo. Pode ser benigna ou maligna. Quando o coração bate rápido demais, isso é chamado taquicardia. Se bate lentamente é bradicardia. E a forma mais comum é a fibrilação atrial, na qual o batimento é rápido e irregular, o que aumenta o risco de um acidente vascular cerebral (o derrame). Quem sofre de arritmia também pode apresentar tontura ou vertigem, dor no peito, queda de pressão, falta de ar e suar mais que o normal.

A irregularidade no ritmo do coração tem diferentes causas. Daí a importância de você fazer o seu check-up anual. De modo geral, as arritmias são desencadeadas por defeito congênito no coração (a pessoa nasce com ele) ou outras condições cardíacas, tais como hipertensão não controlada, estresse crônico, ansiedade e apneia obstrutiva do sono e hipopneia (a interrupção parcial das vias aéreas superiores durante o sono), além do hábito de fumar, abuso de álcool e cafeína.

Na Med-Rio Check-up, a avaliação cardiológica identifica arritmias e outras condições cardíacas. No primeiro momento, a partir do questionário de antecedentes de problemas de saúde e do histórico familiar, o médico verifica se há fatores para doenças cardiovasculares. E o cliente é encaminhado à consulta cardiológica clínica minuciosa e faz o eletrocardiograma em repouso. Neste exame é possível observar se há sobrecarga do coração, arritmias e sinais de isquemia (deficiência ou ausência de irrigação sanguínea).

Em seguida, o cliente faz o ecocardiograma. Nessa etapa, o cardiologista vê o funcionamento das válvulas do coração, se há alteração na sua contração, se a parede cardíaca está mais espessa, e verifica o pericárdio (a membrana que envolve o coração).

“A partir daí, caso o cliente esteja apto, ele fará o teste ergométrico. O objetivo desse exame é elevar a frequência cardíaca no esforço para analisar a variação da pressão arterial e observar se existem alterações indicativas de arritmia e isquemia do miocárdio (o músculo cardíaco). E finalizamos na consulta pós-check-up, quando apresentamos o laudo ao cliente e orientamos, se necessário, sobre exames complementares”, diz a doutora Priscilla Caetano, gerente-médica na Med-Rio.

Ainda na parte do check-up cardiológico na Med-Rio, o cliente responde ao Escore de Risco de Framingham, que indica o risco de doença cardiovascular de acordo com a presença ou não de certos fatores, como alto nível de colesterol, hipertensão, se é fumante, entre outros. Quando o resultado é acima de 13%, o médico pode sugerir a realização de uma angiotomografia de artérias coronárias, que mostra se existem placas obstrutivas.

A Med-Rio tem um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, resultados em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Conheça as orientações para se manter saudável nas cartilhas da Med-Rio “Longevidade com autonomia” e “Saúde é Prevenção”, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/ e https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.