Consulta dermatológica é uma das etapas mais relevantes do check-up na Med-Rio

 

Dermatologista usa o dermatoscópio para examinar a pele de um paciente; o aparelho permite visualizar lesões cutâneas em detalhes — Adobe/Reprodução

 

A pele cumpre funções essenciais, como a proteção do nosso corpo, e ajuda no controle da temperatura. E, portanto, precisa de cuidado diário. O exame detalhado da pele é uma das etapas do check-up personalizado da Med-Rio, que inclui 12 especialidades. O blog Saúde é Prevenção conversou com a dermatologista Manuela Boleira, da Med-Rio, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de alterações no nosso maior órgão.

Qual é o objetivo da avaliação dermatológica na Med-Rio? 

A pele é o nosso maior órgão e diversas condições dermatológicas são silenciosas, isto é, não apresentam sinais iniciais. O câncer de pele, por exemplo, pode permanecer sem sintomas por muito tempo e somente ser notado quando o problema se torna grave. O exame dermatológico da pele visa a ajudar na prevenção e no diagnóstico precoce, ação que pode ser determinante para um desfecho favorável. A avaliação de rotina para pessoas de baixo risco para câncer de pele ou outras doenças dermatológicas deve ser anual.

Quais são os possíveis sinais de problemas na pele?

Manchas, machucados, nódulos, coceira e feridas que não cicatrizam merecem atenção. Uma mancha ou pinta que tenha várias cores, a borda seja irregular e que esteja crescendo deve ser avaliada por um dermatologista. 

Como é realizado o exame da pele na Med-Rio? 

No exame dermatológico na Med-Rio, utilizamos o dermatoscópio. Esse instrumento com uma lente de aumento permite ao médico visualizar em detalhes possíveis lesões cutâneas. Dessa forma, o especialista consegue mais informações sobre padrões de cores e estruturas. O diagnóstico precoce possibilita encontrar uma lesão compatível com câncer de pele ainda nos seus estágios mais iniciais, com o melhor prognóstico, isto é, o tratamento com altíssimas chances de cura.

Pessoas acima de 40 anos precisam de maior cuidado?

O principal câncer de pele do homem é o basocelular. Sua incidência aumenta muito após os 40 anos de idade porque o seu desenvolvimento ocorre após várias mutações decorrentes da exposição crônica e intensa aos raios ultravioleta do Sol, sem proteção.

Estamos no início do inverno. Quais são as dicas para prevenir problemas de pele nessa época do ano? 

No inverno, com a diminuição da umidade e o hábito de tomar banhos quentes, a pele precisa de um cuidado especial. A melhora da barreira cutânea pode ser feita com o uso de hidratantes mais potentes. A pele seca pode causar coceira, uma queixa comum nessa época do ano. As escoriações na pele podem ser portas de entrada para micro-organismos e facilitar infeções, como a erisipela, complicação que precisa ser prontamente tratada para evitar internações hospitalares e sequelas como o linfedema, acúmulo de líquido linfático e inchaço na área afetada. Também é importante usar protetor solar mesmo no inverno.

Confira as dicas da Sociedade Brasileira de Dermatologia para manter a pele hidratada no inverno:

– Beber no mínimo dois litros de água por dia;

– Evitar banhos quentes e muito demorados, bem como se ensaboar demais e usar buchas, que também contribuem para alterar a composição do manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele;

– Usar o hidratante logo após sair do box – ainda no banheiro – com aquele vaporzinho pós-banho, que ajuda na penetração do creme;

– Para peles oleosas, e acneicas, evitar hidratante comum no rosto, usar oil free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax);

– Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. É importante usar hidratantes específicos para essa região e, assim, evitar rachaduras;

– Aplicar filtro solar diariamente.

Veja outras recomendações em: https://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/

A Med-Rio Check-up é líder no país em medicina preventiva há 32 anos, com avaliação personalizada. Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.