Mudar hábitos arraigados de uma hora para outra é desafiador, mas você pode alcançar esse objetivo com foco e determinação

A doutora Priscilla Caetano, gerente-médica da Med-Rio, realiza um ecocardiograma em um cliente: manter seus exames em dia é uma das resoluções mais importantes para alcançar longevidade com bem-estar e autonomia — Foto: Divulgação

O início de um novo ano é um ótimo momento para colocar em prática bons hábitos. Fazer uma alimentação balanceada, se exercitar mais e dormir bem são alguns deles. Outra medida muito importante é realizar seu check-up médico anualmente.

Você nunca está muito fora de forma, muito acima do peso ou idoso para adotar um estilo de vida saudável. 

Não desanime. Mudar comportamentos enraizados pode ser difícil em um primeiro momento. No entanto, fica mais fácil quando seus objetivos são realistas, mensuráveis e sustentáveis em longo prazo.

Veja a seguir dez atitudes para alcançar longevidade com autonomia e bem-estar.

  1. Coma saudável

Priorize o café da manhã. Nas refeições, coma cereais integrais (saciam por mais tempo), verduras, legumes, frutas e fibras. Escolha proteínas de boa qualidade, como carnes magras e gorduras insaturadas. Restrinja sal, farináceos, açúcar e produtos processados. Beba mais água. Corte refrigerantes. Consulte um nutricionista para ter um plano alimentar.

  1. Cozinhe mais

Descasque mais e desembale menos. Aprenda a cozinhar. Assim terá em casa ou poderá levar para o trabalho refeições congeladas com ingredientes saudáveis. Não faça dietas restritivas. Cortar certos alimentos, sem necessidade, afeta negativamente a saúde. 

  1. Exercite-se 

Vá com calma. Defina metas alcançáveis com a orientação de um profissional de educação física e após um check-up médico completo. De maneira geral, a recomendação é fazer pelo menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de forma intensa. Associados com alongamento, musculação e treino de equilíbrio. Lembre-se de que: é a disciplina que tira você do sofá. O entusiasmo vai e vem.

  1. Beba menos

Observe sua relação com o álcool. Quando descobrir por que bebe, quando e como beber faz você se sentir, evitará seus gatilhos. Peça apoio de amigos e familiares ou de um terapeuta. 

  1. Gerencie o estresse

Mantenha hábitos saudáveis, pratique o autocuidado e aprenda técnicas de respiração profunda, meditação e imaginação guiada para relaxar. Passe menos tempo em redes digitais. Após cada 60 minutos ouvindo música ou em um ambiente barulhento, dê aos seus ouvidos um descanso de cinco minutos. Realize seu check-up médico completo anualmente.

  1. Pare de fumar 

Nunca é tarde para deixar o vício da nicotina. Um segredo para largar o tabagismo é continuar tentando. Alguns benefícios à saúde são quase imediatos. O SUS oferece tratamentos gratuitos às pessoas que desejam parar de fumar.

  1. Crie um equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Saúde é o combustível da vida. Se trabalha em casa, escolha uma área específica para realizar suas tarefas profissionais. Talvez precise deixar de lado o perfeccionismo e ter limites sobre com que frequência trabalha. Desconecte-se do celular e do e-mail fora do horário comercial.

  1. Priorize sua saúde mental

Uma combinação de terapias e mudanças no estilo de vida pode fazer maravilhas pela sua saúde mental. Aprenda a dizer “não” a compromissos que não atendem aos seus objetivos. Pergunte a si mesmo: “Eu quero fazer isso por mim? Ou para agradar outra pessoa?”

  1. Silencie seu crítico interno

A falta de confiança e autoconfiança prejudica a saúde mental. Quando você assume novos desafios, ainda que difíceis, lentamente ensina a si mesmo que consegue lidar com coisas que antes achava que nunca seria capaz.

  1. Durma bem 

O sono é crucial para reenergizar o corpo, reforçar a defesa imunológica e manter a função cognitiva. Esforce-se para ter de sete a nove horas de sono de qualidade.

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados).

A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G. 

A Med-Rio já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Cleveland Clinic e The Independent.