Fique atento à lesão elevada brilhante que sangra ou à pinta com bordas irregulares, que muda de cor e cresce

A melhor maneira de proteger a sua pele é aplicar o filtro solar (FPS 30 ou maior) diariamente (mesmo nos dias nublados), usar camiseta, chapéu e óculos de sol com certificação UV e evitar o sol entre 10h e 16h — Freepik/ Reprodução

No calendário da saúde este é o mês da campanha Dezembro Laranja, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que visa à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de pele, o mais frequente no Brasil e que corresponde a 33% de todos os tumores malignos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Por isso, é importante procurar um especialista em caso de suspeita de lesão elevada e brilhante na pele, avermelhada, acastanhada, rósea ou multicolorida que sangra facilmente. Ou pinta com bordas irregulares, que muda de cor e cresce, alerta a dermatologista Manuela Boleira, da Med-Rio. 

Há diferentes tipos de câncer de pele e o mais grave (o melanoma) pode causar metástases. A consulta e o exame dermatológico fazem parte do check-up médico completo na Med-Rio, clínica líder há 33 anos em medicina preventiva.

Como identificar o câncer de pele 

O tipo mais comum é o basocelular, uma lesão vermelha, brilhante, com crosta central, que pode sangrar facilmente. O câncer não melanoma ocorre, principalmente, nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, orelhas, couro cabeludo, pescoço, ombros e costas.

Use a regrinha Regra do ABCDE da SBD. A lesão suspeita tem: Assimetria, Bordas irregulares, Cor (duas ou mais), Diâmetro (maior que 5 milímetros) e Evolução (mudança de tamanho, forma e cor).

Fatores de risco

Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, mas a exposição prolongada e repetida ao sol (aos raios ultravioleta, UV), principalmente na infância e na adolescência; ter sofrido durante anos queimaduras de sol que deixam a pele muito vermelha e ardendo, ter pintas ou sardas, pele e olhos claros, com cabelos ruivos ou loiros, ou ser albino, além de história familiar ou pessoal de câncer de pele, idade acima de 65 anos aumentam o risco.

Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.

Para prevenir

Evite a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h. 

Aplique (e reaplique) na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção de no mínimo 30. Use produto próprio para os lábios. Mesmo em dias nublados.

Use roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas na praia. 

Procure lugares com sombra.

Consulte um dermatologista caso observe manchas na pele que coçam, ardem, se descamam ou sangram; feridas que não cicatrizam em quatro semanas. Para aprender mais sobre a prevenção do câncer de pele, acesse o site da campanha da SBD, disponível em: https://www.sbd.org.br/dezembrolaranja/

A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde na cartilha da Med-Rio, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf 

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Instituto Nacional de Câncer (INCA).