Praticar atividade física diariamente, fazer uma alimentação balanceada, dormir bem e gerenciar o estresse aliviam os sintomas

 

A síndrome do intestino irritável causa dor abdominal, barriga inchada, prisão de ventre, indigestão, excesso de gases, diarreia e refluxo recorrentes, mas pode ser controlada — Adobe/Reprodução

 

Dor abdominal, barriga inchada, prisão de ventre, indigestão, excesso de gases, diarreia e refluxo recorrentes. Essas queixas podem ser consequência da síndrome do intestino irritável, uma condição crônica comum e que prejudica muito a qualidade de vida. Apesar de a causa exata não ser conhecida, a adoção de hábitos saudáveis alivia os sintomas, como, por exemplo, praticar atividade física diariamente, fazer uma alimentação balanceada, dormir bem e gerenciar o estresse. Realizar o check-up médico de rotina permite identificar os possíveis sinais da síndrome e afastar outras causas.

As mulheres são até duas vezes mais propensas que os homens a desenvolver a síndrome do intestino irritável, e o estresse, a ansiedade e a depressão são fatores importantes para o aparecimento do problema.

Seguir uma alimentação equilibrada ajuda bastante no alívio dos sintomas. Para pessoas com a síndrome, especialistas recomendam comer mais fibras, evitar glúten (presente em cereais, como trigo, cevada e centeio) e alimentos que fermentam com facilidade, dificultando a digestão. E alguns exemplos são: maçã, damasco, amora, cereja, manga, pera, ameixa, melancia, alcachofra, aspargo, feijões, couves, alho, lentilha, cogumelo, cebola, ervilha, leite e derivados, mel e produtos com xarope de milho rico em frutose. Mas não se deve fazer dieta por conta própria. O certo é consultar um nutricionista e fazer o acompanhamento médico.

Já conhece o conceito de check-up da Med-Rio? Nas duas unidades da clínica (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fonte complementar: National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases (EUA).