Medicina Preventiva: história e inovação em 30 anos

Com a bagagem de 160 000 check-ups em três décadas, podemos afirmar que saúde é prevenção

Equipe MedRio: 30 anos cuidando da prevenção em saúde. Divulgação/Reprodução

 

Dando continuidade aos “Encontros Científicos com a Prevenção”, que acontecem mensalmente na MedRio Check-Up e que são compartilhados nessa coluna, decidimos fazer o exercício, neste mês de junho, de “olhar para dentro”. A boa notícia é que o saldo é muito positivo. Com o considerável histórico de 30 anos de serviços prestados, temos a exata noção da relevância do diagnóstico precoce na preservação de vidas.

Nestas três décadas, pudemos observar o amadurecimento acerca dos check-up médicos. Se antes ele era um termo pouco conhecido, hoje se sabe do potencial da cultura do cuidado preventivo. Desde nossa fundação, em 1990, somam-se quase 200 mil exames em homens e mulheres, grande parte vindos de empresas nacionais e multinacionais.

Desenvolvemos uma concepção inovadora para o check-up médico com a realização de exames em 12 especialidades, em um único local, em apenas cinco horas, com períodos exclusivos para homens e mulheres. Os resultados são disponibilizados em 24 horas, por meio de aplicativo próprio. A partir daí, é oferecido ao cliente um acompanhamento personalizado no pós check-up, com a possibilidade do recurso de telemedicina, quando é criado um programa de promoção de saúde personalizado com o objetivo de corrigir fatores de risco à saúde, face ao estilo de vida inadequado.

Desde o nascedouro da MedRio, defendemos uma verdadeira cruzada pela implementação de hábitos saudáveis na vida dos clientes. Estudos e pesquisas atestam que estamos certos. Segundo a Universidade de Stanford, 73% das mortes em todo o mundo advém de um estilo de vida inadequado: noites mal dormidas, excesso no consumo de álcool, tabagismo, sedentarismo, alimentação desequilibrada e falta de exames preventivos periódicos são algumas dessas armadilhas que, a longo prazo, cobram seu preço.

Com o passar dos anos, o leque das doenças que mais acometem as pessoas vai mudando e refletindo os novos tempos. Desde o início de nossas atividades, o estresse crônico se mostrou como um fator considerável na manutenção da saúde e do bem-estar dos nossos clientes. Pelo menos 80% dos atendimentos em laboratórios, hospitais e clínicas têm relação direta com o estresse crônico, motor para o estilo de vida pouco saudável. Por outro lado, com o avanço considerável da tecnologia em nossas vidas e a pandemia de Covid-19, hoje não podemos desconsiderar o crescimento das doenças mentais, como burnout, depressão e ansiedade.

Acompanhando seu tempo, a MedRio se preocupa permanentemente com a inovação em seus processos. Ao longo dessas três décadas, as unidades de Botafogo e da Barra da Tijuca foram se modernizando e hoje podemos nos orgulhar de sermos benchmark em check-up médico e uma empresa 100% digital, com certificação DNV em Qualidade e códigos de conduta atualizados. Estamos inseridos nos conceitos ESG que são as bases para a sustentabilidade das empresas.

Com o olhar para o futuro, a cultura da prevenção será disseminada, os atendimentos serão personalizados ainda mais, a empatia será o norte dos atendimentos e o cliente continuará em primeiro lugar. A saúde é o combustível da vida, o que permite evoluirmos em todas as dimensões. Praticar a prevenção é um ato de autoestima, de responsabilidade consigo, sua família e a sociedade.

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a MedRio Check-up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS