Dia Mundial sem Tabaco é celebrado hoje e visa a conscientizar a população para os efeitos nocivos do tabagismo

 

Deixar o tabagismo, em qualquer idade, traz benefícios imediatos à saúde: apenas 20 minutos depois de parar de fumar a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem — Adobe/Reprodução

 

Criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial sem Tabaco é celebrado hoje, 31 de maio, e tem o propósito de conscientizar a população para os efeitos deletérios do tabagismo à saúde humana e ao meio ambiente. A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública, sendo responsável pela morte de mais de oito milhões de pessoas por ano, segundo a OMS. Sete milhões desses óbitos são consequência do consumo direto do tabaco e 1,2 milhão é de não fumantes expostos ao fumo passivo. E o empenho para deixar o tabagismo, que inclui o uso de cigarros eletrônicos, vale a pena: os benefícios são imediatos. Apenas 20 minutos depois de parar de fumar, a frequência cardíaca e a pressão arterial diminuem.

Confira outros ótimos resultados para a sua saúde ao largar o vício

– Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue cai ao normal;

– De duas a 12 semanas, a circulação e a função pulmonar melhoram;

– De um a nove meses, a tosse e a falta de ar diminuem;

– Em um ano, o risco de doença coronariana é cerca da metade do de um fumante;

– De cinco a 15 anos após parar de fumar, o risco de derrame é reduzido ao de um não fumante;

– Em dez anos, o risco de câncer de pulmão reduz para cerca da metade de um fumante e o risco de câncer de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero e pâncreas diminui.

– Em 15 anos, o risco de doença coronariana equivale ao de um não fumante;

– Mesmo pessoas de todas as idades que já tiveram problemas de saúde relacionados ao tabagismo ainda podem se beneficiar ao parar de fumar. Aquelas que conseguem abandonar o vício após um ataque cardíaco reduzem em 50% as chances de ter outro evento.

Quer dicas para deixar de fumar? Veja a cartilha do Instituto Nacional de Câncer (INCA), disponível em: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//voce-quer-parar-de-fumar.pdf.

O uso do tabaco é líder global entre as causas de mortes evitáveis, de acordo com a pesquisa Vigitel Brasil 2021 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Disponível em: https://observatoriodeoncologia.com.br/wp-content/uploads/2022/04/vigitel-brasil-2021.pdf.

Fazer o check-up médico de rotina ajuda a prevenir e detectar problemas de saúde relacionados ao tabagismo. Já conhece o programa personalizado da Med-Rio?

Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes: Ministério da Saúde, INCA e OMS.