Pólipos intestinais

O pólipo intestinal é uma alteração causada pelo crescimento anormal da mucosa do intestino grosso, em sua maioria inofensivo, mas que ao longo do tempo pode se transformar em câncer colorretal e por esta razão, é muito importante o seu diagnóstico e sua remoção. É uma das condições mais comuns que afetam o intestino, acometendo 15 a 20% da população.

Inúmeras razões contribuem para sua formação, sendo a idade, a hereditariedade, a alimentação pobre em fibras, vitamina D e cálcio, a ingestão aumentada de alimentos gordurosos, carne vermelha e álcool, o tabagismo, o excesso de peso e o sedentarismo os principais riscos para sua formação, crescimento e transformação em câncer.

Os pólipos intestinais raramente provocam sintomas e por esta razão é imperativo seu rastreio através da realização de exames preventivos específicos como a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a retossigmoidoscopia flexível e a colonoscopia. Uma vez identificados é mandatório a sua remoção (polipectomia) através da colonoscopia, procedimento realizado hoje em dia com muita segurança e baixa incidência de complicações.

Uma vez retirados, raramente reaparecem, entretanto, se o estilo de vida inadequado permanecer, outras lesões poderão surgir em outras partes do intestino grosso. As lesões retiradas através da polipectomia deverão ser encaminhadas para estudo histopatológico e este resultado irá determinar a periodicidade para repetição de novos exames.

Em nossa clínica, Med-Rio Check-up, realizamos de rotina em nosso programa de check-up a retossigmoidoscopia flexível para todos os pacientes com idade igual ou superior a 45 anos, a pesquisa de sangue oculto nas fezes em todos, além de uma avaliação criteriosa do estilo de vida e da história patológica pregressa dos nossos clientes, tendo sido identificados pólipos intestinais em 17% desta população.

Desta forma, o check-up médico periódico se traduz na melhor ferramenta para se identificar eventuais desvios no seu estilo de vida, além do diagnóstico precoce de uma série de distúrbios de saúde, favorecendo, quando necessário, a realização de um tratamento muito menos agressivo e com maior probabilidade de sucesso terapêutico.

– Dr. Galileu Assis, gerente médico da  Med-Rio Check-Up

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS