Hoje, 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva, e especialista dá dicas para cuidar do trato gastrointestinal

 

Para manter uma boa saúde digestiva, procure fazer uma alimentação balanceada, rica em fibras, beba bastante água, evite produtos processados, não abuse de álcool e não fume — Adobe/Reprodução

 

O bom funcionamento do trato gastrointestinal é essencial para prevenir problemas não apenas digestivos, mas em outros órgãos. Hoje, 29 de maio, é o Dia Mundial da Saúde Digestiva, criado pela Organização Mundial de Gastroenterologia (WGO, na sigla em inglês) para conscientizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de alterações na boca, na faringe, no esôfago, no estômago, no intestino delgado e no intestino grosso.

Segundo a WGO, 20% da população global sofrem algum tipo de problema intestinal e 90% das pessoas não procuram orientação médica; recorrem à automedicação ou não fazem nada para resolver sua condição de saúde.

“Para preservar a saúde digestiva, é fundamental fazer uma alimentação balanceada, rica em fibras, beber bastante água, evitar produtos processados, não fumar e não consumir álcool e cafeína em excesso, praticar atividades físicas regularmente, controlar o estresse e realizar o check-up médico periodicamente”, diz a dra. Roberta Berriel, gerente-médica da Med-Rio Check-up.

No check-up realizado na Med-Rio – clínica referência no setor de medicina preventiva no Brasil – são comuns, em homens e mulheres, queixas de azia, má digestão, refluxo e alterações do ritmo intestinal, como diarreia e constipação (prisão de ventre), comenta a dra. Roberta. Ela faz um alerta:

“Usar medicamentos por conta própria sem orientação médica pode agravar uma doença gastrointestinal, causar intoxicação, reações alérgicas, dependência e até mesmo levar a óbito, dependendo da situação”.

Muitas das queixas gastrointestinais são consequência de um estilo de vida inadequado ou do estresse, como, por exemplo, a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e a síndrome do intestino irritável. Portanto, a adoção de hábitos saudáveis é uma atitude indispensável para a boa saúde digestiva.

No check-up personalizado da Med-Rio a avaliação da saúde digestiva é realizada por diferentes especialistas. No caso de suspeita de qualquer problema, o cliente é encaminhado ao seu médico assistente.

Como está sua digestão? Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes complementares: Organização Mundial de Gastroenterologia e Ministério da Saúde.