Os benefícios são maiores quando você associa exercícios aeróbicos, de força, alongamento e equilíbrio

Um grupo de amigos na meia-idade corre ao ar livre: os exercícios aeróbicos reduzem o risco de doenças crônicas e aliviam o estresse — Freepik/ Reprodução

Fazer atividade física diariamente, em qualquer idade, é uma das melhores atitudes para seu bem-estar. Mesmo se já passou dos 50 anos e nunca foi muito ativo, terá benefícios, se começar agora. A lista deles é grande: mais fôlego, ganho de força muscular, maior flexibilidade, melhor equilíbrio, aumento do desejo sexual, alívio da ansiedade e do estresse, sono de qualidade e, principalmente, diminuição do risco de condições crônicas de saúde, como problemas no coração e no cérebro, diabetes, obesidade, depressão, inflamações e câncer.

Se você está sedentário, a orientação é fazer um check-up médico completo preventivo para saber se há restrições a algum tipo de exercício e seguir um programa de treino individualizado, com a orientação de um profissional de educação física.

De maneira geral, a recomendação é realizar pelo menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos moderados ou 75 minutos de forma intensa, associados com alongamento, musculação e treino de equilíbrio. 

Comece aos poucos. Lembre-se de que é a disciplina que tira você do sofá. O entusiasmo vai e vem.

Saiba mais sobre os tipos de exercícios:

Atividades aeróbicas: o foco aqui é melhorar o funcionamento do sistema cardiovascular e dos pulmões. Caminhar, nadar, pedalar, correr, dançar, na intensidade certa, fazem seu coração trabalhar mais. Exercícios aeróbicos queimam gordura, melhoram o humor, reduzem a inflamação e diminuem o açúcar no sangue (glicose). Se possível, tente treinos aeróbicos diariamente, mesmo que por 30 minutos.

Treino de força ou resistência: há diferente tipos, com e sem movimentos. É um exercício essencial para manter e construir massa muscular e ter os ossos fortes. O ideal é trabalhar todos os principais grupos musculares de duas a três vezes por semana, deixando 48 horas entre cada treino para recuperação. Siga à risca a orientação do profissional de educação física.

Alongamento: conserva os músculos e os tendões flexíveis, corrige sua postura e melhora a mobilidade, especialmente conforme você envelhece. E pode ser feito todos os dias. Aprenda o movimento certo para evitar lesões. É melhor se alongar depois de se aquecer por alguns minutos ou depois do treino.

Exercícios de equilíbrio: melhoram a estabilidade postural, a coordenação e consciência corporal. E ainda fortalecem os ligamentos e os tendões, tornando as articulações resistentes, prevenindo quedas. Se você sentir instabilidade, tontura ou vertigem, converse com seu médico.

É normal sentir alguma dorzinha muscular após os exercícios, especialmente quando a pessoa está há muito tempo sedentária. Mas se perceber que seu corpo não está se recuperando entre os treinos, você pode estar exagerando. Lembre-se de que os idosos precisam de mais tempo de recuperação do que os jovens.

Na Med-Rio, 50% dos clientes examinados são sedentários. Ao se exercitar regularmente e incluir mais atividade física em suas rotinas diárias, os idosos preservam sua função física e mental por muitos anos.

Todos podem e devem fazer algum exercício, mesmo que enfrentem limitações. Mas o programa de treino deve ser personalizado, considerando diferentes fatores.

Se você não tem sido ativo, pode começar devagar e progredir até atingir sua meta.

Antes, procure atualizar seus exames médicos. 

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional.

O(A) cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas uma manhã ou à tarde, e o laudo fica pronto em 24 horas úteis, com acesso no app da própria clínica.

Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o(a) cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. 

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas suas duas unidades, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades

Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube:  https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp .

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Fontes: Harvard Medical School, National Institute on Aging (EUA) e Institutos Nacionais de Saúde (EUA).