Adotar um estilo de vida saudável e fazer o check-up médico anual são as medidas mais importantes

Segundo pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com homens acima de 40 anos de todas as regiões do país, apenas 32% se consideram muito preocupados com a própria saúde e 46% deles só vão ao médico quando sentem algo, mas vale começar a se cuidar desde já — Freepik/ Reprodução

Em comparação com as mulheres, os homens se importam menos com a sua própria saúde física e mental. De acordo com dados do Ministério da Saúde, no Brasil eles vivem, em média, 7,2 anos a menos que elas. Mas precisam saber que vale a pena começar a se cuidar desde já. Adotar hábitos saudáveis, que incluem fazer uma alimentação balanceada, dormir bem, praticar atividade física diariamente, não fumar, restringir o consumo de álcool, aprender a controlar o estresse do cotidiano e fazer o check-up médico anualmente são as principais atitudes para alcançar longevidade com bem-estar.

Levantamento recente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com homens acima de 40 anos de todas as regiões do país, aponta que apenas 32% se consideram muito preocupados com a própria saúde e 46% deles só vão ao médico quando sentem algo. Esse número aumenta para 58% se este homem utiliza apenas o Sistema Único de Saúde (SUS). E a orientação dos médicos é manter um estilo de vida saudável e fazer exames médicos preventivos, mesmo que você se sinta bem

Isso é importante porque algumas condições crônicas não apresentam sintomas no início. Além disso, ir ao médico lhe dará a oportunidade de corrigir possíveis fatores de risco, abrangendo as situações estressantes para a sua saúde. Muitos deles estão relacionados ao seu histórico familiar e ao seu estilo de vida. E assim você terá orientações para assumir o controle da sua saúde e viver melhor.

“A lógica é simples. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico, com tratamentos menos invasivos e recuperação mais rápida. Esse é um grande papel do check-up médico. Atualmente, diagnosticamos em pessoas mais jovens condições crônicas que antes eram comuns apenas em indivíduos a partir dos 50 anos. E a mudança de comportamento é um dos pilares da prevenção”, afirma o médico Gilberto Ururahy, coautor com o dr. Galileu Assis do livro Saúde é Prevenção (Rocco) e fundadores da Med-Rio Check-up, líder há 33 anos em medicina preventiva.

Lembre-se de que nunca é tarde para começar a fazer o seu check-up médico preventivo e a desenvolver hábitos saudáveis. Pequenas mudanças podem ter grandes resultados, como reduzir a possiblidade de desenvolver diabetes tipo 2 ou problemas cardiovasculares. E mantenha a sua caderneta de vacinação sempre em dia.

Cuide da sua saúde sem surpresas; procure fazer o seu check-up médico anualmente. A Med-Rio criou um conceito inovador de check-up, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda a cuidar melhor da sua saúde na cartilha da Med-Rio, disponível em: https://pinzon17.com.br/medrio/wp-content/uploads/2023/05/cartilha-medrio-saude-e-prevencao-2023-digital.pdf

Confira outras orientações (em espanhol) para manter a saúde masculina em qualquer idade, na cartilha da Força-Tarefa de Saúde Preventiva dos Estados Unidos, disponível aqui

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é Prevenção (Rocco), Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Urologia e Escritório de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde (ODPHP, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.