Sequelas pós-Covid e check-up médico

Exames são considerados essenciais antes e depois de contrair a doença

Exames preventivos: check-up é fundamental para quem teve Covid e para quem quer evitá-la. Evanto Elements/Reprodução 

Em recente encontro na MedRio Check-up, a pneumologista Margareth Dalcolmo foi categórica ao afirmar que as sequelas da Covid-19 vão muito além dos danos pulmonares. Por ser uma doença sistêmica, é capaz de comprometer todos os órgãos humanos, com grande potencial de sequelas neurológicas, vasculares, pisquiátricas e cardiológicas. “Hoje a reabilitacao pós-Covid é quase uma especialidade médica”, afirmou à época.

Os números endossam o que diz a doutora Dalcolmo. Pesquisa recente realizada pelo Instituto do Coração (InCor), de São Paulo, com pacientes que se recuperaram de Covid-19 apontou que 80% dos participantes do levantamento tiveram sequelas cognitivas, como dificuldade de concentração ou atenção, perda de memória e diminuição da coordenação motora.

Outro estudo, realizado pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, chegou à conclusões semelhantes. Segundo os ingleses, sete em cada dez pacientes hospitalizados por Covid-19 não se recuperam totalmente,ainda depois de cinco meses de alta. Ainda de acordo com a pesquisa, 1 em cada 5 pessoas que sobreviveram à Covid desenvolveram uma nova deficiência. Os inaptos para trabalhar ou que tiveram que mudar de emprego devido ao seu novo estado de saúde chegam a 20%.

A maioria dos pacientes recuperados apresentou uma média de nove sintomas da doença, mesmo após o período de infecção. Na prática, isso significa que pacientes apresentam fraqueza nos membros, sensação de falta de ar, lapsos de memória, dor muscular, cansaço extremo, insônia e inchaço nas articulações.

Isso ocorre porque a Covid-19 é uma doença que causa processos inflamatórios em diversos órgãos. Ainda depois de o vírus deixar o organismo, o paciente pode apresentar sequelas no coração, no pulmão e no cérebro por meses, incluindo entre pessoas que tiveram a forma branda da doença. Estudos continuam em busca de tratamentos medicamentosos, e uma das linhas são os antinflamatorios biológicos, porém no pós-Covid o que vale é a reabilitação física funcional, como a pulmonar e cardiológica e inclusive psíquica, tendo em vista os danos que ela causa à saúde mental dos pacientes.

Enquanto isso, médicos de diversas especialidades recomendam a realização de check-up aos pacientes. Os exames são aliados importantes na prevenção de doenças que levam às comorbidades, notórios agravantes dos quadros de Covid. Aos pacientes recuperados da doença, incluindo os que tiveram sintomas leves ou que ainda não identificaram sequelas, a avaliação também é altamente recomendada para melhor acompanhamento. Procure ajuda especializada, porque saúde é prevenção!

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a MedRio Check-up, líder brasileira em check up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

 

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS