O objetivo do check-up médico é prevenir e detectar precocemente alterações na parte final do intestino

 

O exame proctológico tem por objetivo prevenir e detectar precocemente alterações na parte final do intestino — Adobe/Reprodução

 

O exame proctológico de rotina é essencial para prevenir e detectar precocemente possíveis alterações na parte final do intestino (cólon, reto e ânus). E ele faz parte do check-up médico da Med-Rio, empresa líder há 32 anos no setor de medicina preventiva no Brasil. Na entrevista a seguir, o proctologista Francisco José Soares da Costa, da equipe da Med-Rio, fala sobre a importância de manter a avaliação proctológica em dia.

Por que o exame proctológico é indispensável?

O objetivo é rastrear os cânceres do cólon (a maior parte do intestino grosso), do reto e do ânus, além de outras condições benignas (por exemplo: fístulas, fissuras e hemorroidas, além de lesões cutâneas), que podem incomodar o dia a dia do indivíduo.

Como é realizado o check-up proctológico na Med-Rio?

O check-up consta de uma entrevista para conhecer o histórico familiar de doenças, principalmente o câncer. Após essa etapa, fazemos o procedimento de anuscopia, no qual observamos o períneo, em busca de lesões e dermatites (inflamação na pele). Em seguida, examinamos o canal anal e o reto inferior para ver se existem lesões malignas e hemorroidas, fístulas anais e inflamações.

No exame de retossigmoidoscopia, visualizamos o reto e o sigmoide (a porção em formato de S que liga o intestino grosso ao reto), no cólon esquerdo, para verificar se há pólipos, lesões pré-cancerígenas, condições inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a colite ulcerativa; divertículos e câncer de cólon.

Quando devemos suspeitar de lesões ou doenças no reto e no ânus?

Quando ocorrer mudança do hábito intestinal, cólicas frequentes, constipação crônica progressiva, dor e sangramento retal e emagrecimento, e aparecimento de lesões anais externas.

Quais são as alterações mais observadas no check-up proctológico da Med-Rio? E quais estão relacionadas a um estilo de vida inadequado? 

Constipação intestinal, diarreia e sangramento retal. Essas alterações podem estar relacionadas com estresse, sedentarismo e alimentação inadequada.

Qual é a periodicidade para realizar a retossigmoidoscopia e a colonoscopia?

A retossigmoidoscopia deve ser realizada a cada dois anos. E a videocolonoscopia em intervalo de cinco anos, se não houver história familiar de câncer, e a cada quatro anos, se tiver.

Hoje em dia, temos visto casos de câncer de intestino em pessoas mais jovens. A incidência desse tipo de tumor tem aumentado? 

A incidência está aumentando em indivíduos cada vez mais jovens e as pessoas estão fazendo mais exames preventivos.

O diagnóstico precoce melhora o prognóstico de tumores de intestino? 

Sim, melhora. Os tumores de cólon nas fases iniciais têm uma melhor chance de tratamento e cura.

O check-up médico da Med-Rio inclui 12 especialidades. Nas duas unidades da Med-Rio Check-up (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. E os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.