Condição foi o principal motivo de afastamento do trabalho no primeiro semestre de 2023 e o check-up de rotina é essencial para o diagnóstico e o controle dos sintomas

Ainda não se sabe a causa exata dos miomas, mas, em casos mais graves, podem provocar sangramento menstrual intenso, ciclos prolongados e dolorosos — Freepik/ Reprodução

Um levantamento recente do Ministério da Previdência Social apontou que os miomas foram as principais justificativas de afastamento do trabalho no primeiro semestre de 2023. Levar uma vida saudável e fazer o check-up médico completo de rotina são duas atitudes essenciais para controlar essa condição, um tipo de tumor benigno que se desenvolve no útero — com maior incidência em mulheres na fase reprodutiva — e pode ter impacto negativo no bem-estar delas.

Ainda não se sabe a causa exata dos miomas, que podem ser um ou vários, ter diferentes formatos, tamanhos (microscópicos ou grandes) e localização no útero. Mas estudos indicam que estão relacionados a fatores genéticos e hormonais; e geralmente reduzem de tamanho depois da menopausa. 

Na maioria dos casos, os miomas não produzem sintomas. Quando estes ocorrem, os mais comuns são: sangramento menstrual intenso, às vezes com coágulos; ciclos que podem durar mais que o normal e dolorosos, sangramento entre os períodos, vontade de urinar com uma maior frequência, retenção urinária, sensação de plenitude ou pressão na parte inferior do abdômen e dor durante a relação sexual. E os miomas podem levar à infertilidade em alguns casos.

O diagnóstico durante o check-up é realizado a partir da consulta clínica e dos exames de imagem, como a ultrassonografia. E a indicação do tratamento com um especialista dependerá de cada situação. O que já se sabe é que manter um estilo de vida saudável propicia um maior bem-estar às mulheres com miomas. Por exemplo, fazer uma alimentação balanceada, rica em vegetais, é uma maneira de manter o peso adequado e melhorar o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, a pressão na região do abdômen ao evacuar. E a prática regular de exercícios ativa a circulação e a liberação de analgésicos naturais do corpo (endorfinas).

“A alimentação saudável está associada à diminuição do risco e de sintomas dos miomas. Estudos indicaram que mulheres que comem menos carboidratos e mais vegetais têm menor probabilidade de desenvolver miomas. O consumo de frutas cítricas, por exemplo, mostrou um efeito protetor em pesquisas. A prática de atividade física diária também é muito benéfica, inclusive para prevenir a incontinência urinária, que pode acontecer em casos de miomas maiores que fazem pressão na bexiga. Já a ingestão em excesso de álcool e cafeína pode estimular uma maior produção do hormônio estrogênio, o que favorece a piora dos sintomas dos miomas”, comenta a ginecologista Luciana Wanderley, da Med-Rio Check-up.

Ela destaca também a importância de fazer o check-up médico anual para a prevenção e o controle dos miomas.

“O check-up começa na conversa com a cliente, na qual temos informações sobre sangramento uterino anormal, dor pélvica, incontinência urinária, mudança de hábito intestinal, entre outras queixas. E fazemos o exame físico para identificar o aumento no volume do útero e de imagem (ultrassonografia transvaginal) para medir o tamanho do órgão, a quantidade, o tamanho e a localização dos miomas”, esclarece a médica.

Você está em dia com o seu exame ginecológico? A Med-Rio criou um conceito inovador, com abordagem física e emocional do cliente, realização de exames em 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados). Disponibiliza períodos exclusivos para homens e mulheres, laudo em 24 horas úteis e os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. 

E oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um médico da clínica esclarece com o cliente os resultados dos seus exames, sugere e apresenta ações para corrigir fatores de riscos para a saúde, como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com autonomia.

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. 

Todos os equipamentos médicos, nas duas unidades da clínica, são de última geração e utilizam a tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.

Aprenda mais sobre como cuidar melhor da sua saúde nas cartilhas da Med-Rio, disponível em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.

Fontes de apoio: livro Saúde é prevenção (Rocco), Ministério da Saúde e Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.