A chegada do 5G ao Brasil: soluções digitais no setor de saúde – Rede de dados mais moderna promete revolucionar a forma e a velocidade da comunicação

A pandemia nos ensinou muito. Dentre os principais legados da crise sanitária, destaco o aumento dos cuidados com a saúde, isto é, a tentativa de evitar as comorbidades (como diabetes, hipertensão e obesidade, por exemplo) e a maior conscientização da necessidade de cuidados com o nosso planeta. As empresas não estão alheias a estes recados. Elas precisam se adequar rapidamente, face às mudanças comportamentais dos povos.

Na MedRio Check-up fizemos a lição de casa: desenvolvemos a área de compliance, capacitamos nossos colaboradores para o uso adequado da LGPD, implementamos a segurança cibernética, investimos em nova rede de T.I. e modernizamos nossos equipamentos. Hoje somos uma empresa 100% digital, completamente adequada à pauta ESG.

Todos esses movimentos visam nosso maior objetivo: a satisfação do cliente. A responsabilidade é grande. Realizamos check-ups médicos de ponta, para homens e mulheres, das maiores empresas implantadas no Brasil, do mais alto padrão técnico. Em mais de três décadas, recebemos mais de 200 mil clientes, avaliados física e emocionalmente.

Mas a forma de avaliar e se comunicar com um paciente tem mudado com velocidade. A chegada do 5G no Brasil promete acelerar ainda mais este processo e transformar o setor de saúde. Foi pensando nisso que convidamos Mário Rachid, Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Embratel, para participar este mês dos Encontros Científicos realizados em nossa clínica.

Mas, afinal, o que é o 5G e por que ele significa uma revolução? Segundo Mario Rachid, a adoção do 5G muda a capacidade e, consequentemente, a qualidade da comunicação. Trata-se de uma banda larga e taxa de transferência de dados até 100 vezes melhor que a rede 4G; redução de até 90% no consumo de energia dos dispositivos conectados e a possibilidade de 100% de cobertura. De fato, é uma mudança de paradigma notável.

E como isso impacta na área da saúde? A chegada do 5G potencializa a capacidade de prevenção (aumento da informação e da educação para hábitos saudáveis de vida) e cria novas possibilidades para a na medicina diagnóstica (responsável por identificar precocemente o surgimento de doenças); facilita a prática da telemedicina e da tele cirurgia; auxilia no monitoramento remoto de pacientes; e o compartilhamento de informações médicas e resultados de exames em tempo real são apenas algumas das vantagens da nova rede.

Hoje, utilizamos a telemedicina, da forma mais adequada para nossos serviços e geramos ganhos para nossos clientes. Assim, após o check-up médico realizado, de posse dos dados dos exames de cada cliente, por telemedicina, juntamente com nossos médicos, desenvolvemos programas de promoção da saúde de cada um, gerando foco na prevenção e não na doença. O nosso objetivo principal é a manutenção do bem-estar e da longevidade com autonomia de cada indivíduo.

Inovar e modernizer permanentemente estão também entre os nossos objetivos. Não tenho dúvida em afirmar que com o 5G agregaremos mais valores para nossos clientes em rapidez, performance, gerenciamento de dados e que estarão na base da nova tecnologia, apoiando nossas ações voltadas para a prevenção e para a promoção da saúde.

 

 

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS