Ter hábitos saudáveis e prevenir doenças na meia-idade fazem uma diferença significativa na busca da longevidade com bem-estar, mostra estudo

Levar um estilo de vida saudável aumenta a chance de alcançar longevidade com independência e autonomia — Freepik/ Reprodução
Ter hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes e o hábito de fumar aos 50 anos — cinco fatores de risco comuns para doenças cardiovasculares — pode reduzir a expectativa de vida em mais de dez anos. Esta é a conclusão de um estudo internacional, apresentado recentemente por médicos alemães na Sessão Científica do Colégio Americano de Cardiologia. A pesquisa mostra a importância de levar um estilo de vida saudável e realizar o check-up completo anualmente.
Os resultados do estudo alemão, publicados na revista científica The New England Journal of Medicine e divulgados no portal Medscape, evidenciam que controlar a pressão arterial e parar de fumar tiveram os impactos mais significativos na longevidade. Os cinco fatores mencionados na pesquisa são responsáveis por cerca de 50% da carga global de doenças cardiovasculares, disse Christina Magnussen, vice-diretora do Departamento de Cardiologia do Centro Médico Universitário de Hamburgo-Eppendorf, durante sua apresentação em Chicago.
Para mulheres com todos os cinco fatores de risco aos 50 anos, os eventos cardiovasculares ocorreram 13 anos antes do que em seus pares sem eles, e para os homens, aconteceram quase 11 anos antes.
O grupo de cientistas, liderado pela dra. Christina, analisou dados de mais de dois milhões de pessoas em 39 países. Eles investigaram se os participantes tinham hipertensão, colesterol alto, baixo peso ou sobrepeso/obesidade, diabetes ou fumavam, aos 50 anos. Os participantes foram acompanhados por até 47 anos.
Segundo os autores, a redução da pressão arterial elevada entre os 55 e os 60 anos atrasou os eventos cardiovasculares em uma média de 2,4 anos para as mulheres e 1,2 anos para os homens. Parar de fumar nessa idade acrescentou 2,1 anos para as mulheres e 2,4 anos para os homens.
Portanto, nunca é tarde para adotar hábitos saudáveis.
“Mesmo por volta dos 50 anos os indivíduos podem fazer mudanças substanciais em seu estilo de vida ou ter estratégias de prevenção em nível pessoal para influenciar imensamente sua expectativa de vida”, comentou Holger Thiele, diretor do Heart Center Leipzig da Universidade de Leipzig e presidente da Sociedade Alemã de Cardiologia.
O dr. Gilberto Ururahy, diretor médico da Med-Rio, concorda com o médico alemão.
“A saúde é o combustível da vida. Manter hábitos saudáveis e definidos a partir de exames médicos preventivos é o caminho para a busca da longevidade com bem-estar, sem surpresas. E contribui para reduzir o impacto negativo socioeconômico na saúde pública e privada”, afirma Ururahy, cofundador da Med-Rio com o médico Galileu Assis.
Você está em dia com check-up médico? Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional.
O(A) cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas uma manhã ou uma tarde, e o laudo fica pronto em 24 horas úteis, com acesso no app da própria clínica.
Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente médico esclarece com o(a) cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Todos os equipamentos médicos, nas suas duas unidades, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades.
Uma vez por mês, a clínica promove o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube: https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp.
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.
Fonte: portal Medscape.