Dr. Milber Fernandes Guedes Junior Dr. Milber Fernandes Guedes Junior Especialista em Ginecologia Obstetrícia

Correio da manhã: O segredo para alcançar a longevidade com autonomia e bem-estar

Estilo de vida saudável e prevenção são os melhores remédios contra males crônicos, como aterosclerose, câncer, diabetes e obesidade.

Estudos da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, apontam que 73% dos óbitos no mundo são decorrentes do estilo de vida inadequado; o fator genético participa com apenas 17% e outras causas (como violência urbana) contribuem com 10%. Portanto, para alcançar a longevidade com autonomia e bem-estar, é preciso abandonar hábitos nocivos ao corpo e à mente, atitude que inclui fazer uma alimentação balanceada, praticar atividades físicas diariamente, ter um sono reparador e saber lidar com o estresse cotidiano. E tudo isso deve estar associado à realização de um check-up médico anual, sobretudo em um cenário ainda acometido pela pandemia da Covid-19, que mostra um aumento no número de casos de doenças crônicas, como hipertensão e outros problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade, câncer e transtornos mentais, principalmente depressão e ansiedade. O tema “Estilo de vida saudável: o melhor remédio contra doenças crônicas” foi apresentado na série Encontro: Saúde é Prevenção da Med Rio Check up (medriocheck-up.com.br), transmitida ao vivo no Instagram e no canal do Youtube da clínica, sempre na 2ª segunda-feira de cada mês.

O assunto foi abordado pelo médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-up e um dos primeiros brasileiros certificados em medicina do estilo de vida pelo American Board of Lifestyle Medicine. É um tópico tão relevante que nos Estados Unidos existe a especialidade medicina do estilo de vida, que aplica evidências científicas para mudar hábitos, prevenir, tratar e, frequentemente, modificar o curso de males crônicos, como problemas cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer. Essa nova maneira de cuidar da saúde compreende, essencialmente, adotar uma alimentação rica em produtos  integrais (proporcionam saciedade por mais tempo, reduzindo o risco de desenvolvimento de diabetes e obesidade), praticar atividade física (pelo menos 150 minutos, de forma moderada a intensa, em cinco dias da semana), ter um sono reparador, evitar o estresse crônico e se livrar de vícios como tabagismo e uso em excesso de bebidas alcoólicas.

Conforme mostrou o Dr. Galileu, para a medicina do estilo de vida obter bons resultados é necessário o comprometimento do indivíduo, atitude comprovada em diversos estudos internacionais desde o final dos anos 70. Apenas como referência, o estudo Interheart, realizado em 52 países, apontou as principais causas para o infarto agudo do miocárdio: tabagismo, acúmulo de gordura nas artérias, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, sedentarismo, consumo de bebidas alcoólicas e condições psicossociais.

Outra pesquisa relevante, o Framingham Heart Study, apontou que pessoas acima dos 50 anos de idade que mantêm bons hábitos apresentam 5% de risco para doença aterosclerótica coronariana em dez anos. Mas se tiverem dois ou mais fatores nocivos, esse percentual atinge 50% nas mulheres e 69% nos homens.

Está evidenciado que as mudanças de comportamento impactam as causas de doenças crônicas físicas e mentais, inclusive reduz a probabilidade de câncer em consequência de alteração em genes. No check-up da Med Rio, exercemos a medicina do estilo de vida. Um exemplo é a aplicação do protocolo de Framingham para avaliar o perigo de o cliente vir a sofrer de doença coronariana. Em resultados intermediários, mesmo com o teste ergométrico e os exames cardiológicos normais no check-up, orientamos o indivíduo a passar por uma análise mais detalhada. Faz parte da rotina das nossas equipes médicas analisar o histórico clínico e familiar do nosso cliente, bem como seus níveis de estresse, ansiedade e seus hábitos. Dentre os motivos de óbitos no Brasil, a maioria está relacionada ao comportamento, com doenças cardiovasculares e câncer ocupando os primeiros lugares.

Ainda segundo o dr. Galileu, cerca de 80% das mortes prematuras são atribuídas a três hábitos lesivos ao corpo humano: tabagismo, alimentação errada e sedentarismo. E, aliás, 14% dos tumores na mama, no intestino e no fígado têm associação direta com atitudes prejudiciais à saúde. A boa notícia é que 90% dos cânceres diagnosticados na fase inicial têm alta chance de cura.

Fazer qualquer exercício, mesmo que o mínimo recomendado, é melhor que ficar parado. Quanto mais tempo dedicado à prática regular de qualquer atividade física, maiores os benefícios ao corpo e à mente. Sobre a alimentação, procure comer o necessário e seguir um cardápio balanceado, sem excluir algum grupo de alimento. Dormir um sono reparador é outra medida imprescindível, porque evita a produção descontrolada de hormônios que favorecem o diabetes e a obesidade.

Adotar um estilo de vida saudável passa por uma reflexão como o indivíduo se relaciona consigo mesmo e com o ambiente social no qual está inserido. Ele destaca que, na pandemia da Covid-19, o paciente ter desenvolvido doenças crônicas, isto é, comorbidades, fez toda a diferença no maior número de óbitos registrados.

Recentemente uma jornalista perguntou a uma japonesa com 112 anos de idade o segredo da longevidade. E a resposta foi: ‘Ando muito, como pouco e durmo bem’. Sendo assim, o estilo de vida saudável é a vacina contra a maioria das doenças graves. Na consulta individualizada no pós-check-up, orientamos nossos clientes a manter esse comportamento, levando em conta as diferentes rotinas de cada um.

A Med Rio Check-up é referência há 32 anos na medicina preventiva; tendo efetuado mais de 200 mil avaliações nesse período; conta com equipes profissionais de saúde e de apoio, multidisciplinares e altamente qualificadas, que utilizam tecnologia de ponta para a realização, em cinco horas, do check-up médico completo (laboratorial, clínico e radiológico), baseado nos padrões do conceito ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa). E todas as etapas são desempenhadas com total privacidade, conforto e segurança para o cliente e disponibilidade dos resultados em 24 horas úteis, via aplicativo próprio da clínica. E, além disso, oferece consulta pós-check-up com seus especialistas e aplicação de um programa personalizado e viável para a adoção de hábitos saudáveis. Cuidar-se é um ato de autoestima, e prevenir é melhor que tratar.

Quer saber como alcançar a longevidade com autonomia?

Acesse: medrio.com.br ou https://www.instagram.com/medriocheckup/

 

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS