Dr. Milber Fernandes Guedes Junior Dr. Milber Fernandes Guedes Junior Especialista em Ginecologia Obstetrícia

Correio da manhã: exercício físico e longevidade

Pesquisa americana conclui que evitar o sedentarismo é o maior aliado rumo à longevidade

 

O melhor aliado para uma vida mais saudável e longeva é o exercício físico. É o que afirma uma nova pesquisa científica recém-divulgada nos Estados Unidos. Segundo o estudo, a prática constante de exercício é até mais importante que a perda de peso isolada, especialmente entre os que estão com sobrepeso ou obesos.

De acordo com a pesquisa, que fez o cruzamento de dados e analisou centenas de estudos anteriores sobre emagrecimento e sedentarismo, obesos diminuem os riscos de ataque cardíaco e morte prematura ao se exercitarem, mais do que fazendo dietas de restrição alimentar.

Ainda segundo as evidências da pesquisa americana, a maioria das pessoas pode até ser saudável acima do peso, contanto que seja ativa o suficiente. De acordo com os dados coletados, apenas com a prática de exercício, o impacto na saúde foi significativamente relevante: notou-se uma melhora no colesterol, resistência à insulina e pressão alta nos indivíduos monitorados, comprovando a melhora de suas condições físicas apenas com o fato de se colocarem em movimento.

Nas consultas com nossos pacientes nas unidades da MedRio Check-up, reforçamos com frequência que o exercício físico é fundamental por uma melhor qualidade de vida.

 

Dentre suas muitas virtudes, exercitar-se auxilia na manutenção da pressão arterial, reduz o risco de
doenças crônicas, faz bem aos músculos e ossos, ajuda na manutenção do peso corporal, melhora a libido e a sensação de bem-estar, além de fazer bem à saúde mental e à qualidade do sono.

A prática de exercícios físicos deve ser acompanhada de outros padrões de comportamento por quem busca mais saúde no dia a dia: consumo moderado de bebidas alcoólicas, noites de sono reparadoras, manutenção do peso corporal, realização de exames preventivos periódicos e uma alimentação saudável e diversificada, com mais frutas, legumes, grãos e proteínas e menos carboidratos de alto índice glicêmico.

A longo prazo, o segredo das atividades físicas é descobrir o que lhe dá prazer. Uma pessoa que não gosta de determinado esporte dificilmente o manterá em sua rotina.

Tudo servirá de desculpa para não praticá-lo. Portanto, permita-se identificar qual atividade mais o agrada e a incorpore no seu dia a dia, com frequência e foco. A ciência confirma mais uma vez: sua saúde irá agradecer por muitos anos.

 

Saúde é prevenção!

CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS