Realizar seu check-up médico e tomar as vacinas contra certos tipos de hepatites são medidas essenciais para proteger o órgão

Radiologista da Med-Rio realiza o exame de ultrassom de abdômen em um cliente. Os exames clínicos, laboratoriais e de imagem no check-up da Med-Rio podem detectar precocemente alterações no fígado, como a esteatose

O fígado é o maior órgão do corpo humano e cumpre mais de 500 funções vitais, principalmente: produzir a bile (substância que ajuda a eliminar resíduos e a quebrar gorduras no intestino delgado na digestão), regular os níveis de aminoácidos, armazenar vitaminas e minerais (como o ferro), sintetizar proteínas (exemplos: albumina, um importante componente do plasma sanguíneo, e fatores de coagulação), fabricar agentes imunológicos e metabolizar medicamentos. Mas você sabe como manter seu fígado forte e eficiente? 

Levar um estilo de vida saudável, realizar seu check-up médico e atualizar sua caderneta de vacinação são as principais medidas para proteger seu fígado.

Algumas doenças do fígado são causadas por vírus, como hepatites. Em muitos casos são resultado do acúmulo de gordura no órgão (a esteatose) e abuso de álcool ou outras substâncias tóxicas, incluindo medicamentos vendidos sem receita

Um problema é que certas condições que atacam o fígado são silenciosas, e, quando apresentam sintomas, a situação já se agravou, mesmo ele sendo resistente. Uma alteração crônica não tratada pode causar, por exemplo, cirrose, que é a cicatrização do tecido hepático, uma lesão pré-cancerosa.

Os sinais de alerta de doença hepática podem incluir olhos e pele amarelados, náuseas, inchaço no abdômen e nas pernas, variações na cor da urina (fica mais escura) ou das fezes e hematomas.

Veja quais são as principais doenças do fígado

— Esteatose: é o acúmulo de gordura no fígado e está diretamente associada ao estilo de vida inadequado, incluindo uma alimentação desequilibrada sem nutrientes essenciais, sedentarismo e sono de má qualidade. E pode ter relação com diabetes e obesidade. É um achado comum durante o check-up médico: 22% dos(as) clientes examinados(as) na Med-Rio têm algum grau de esteatose hepática. Com o passar dos anos, essa doença pode causar cirrose e complicações graves, como câncer de fígado. O consumo em excesso de álcool leva a uma condição semelhante.

— Hepatite: é a inflamação aguda ou crônica do fígado. Existem diferentes tipos (A, B, C, D e E, os mais comuns) e, na maioria dos casos, é causada por uma infecção viral. Para as duas primeiras há vacinas, um recurso muito importante, porque a hepatite B, assim como a C, tem alto risco para se tornar um problema crônico de difícil controle.

As hepatites A e E, geralmente, ocorrem a partir do contato com alimentos ou água contaminados com as fezes de uma pessoa infectada. Também é possível pegar o tipo E ao consumir carne de porco malcozida e mariscos.

As formas B, C e D são transmitidas pelo sangue de alguém infectado. E a B e a D também podem ser contraídas via outros fluidos corporais, em situações como fazer sexo sem preservativo e compartilhamento de seringas com agulhas, lâminas de barbear e depilar, escovas de dentes, materiais de manicure, pedicure, tatuagem e colocação de piercings não esterilizados.

Hepatites também podem ser causadas pelo uso de certos medicamentos (por exemplo, uso de paracetamol sem controle médico) e substâncias tóxicas, abuso de álcool e outras drogas, doenças autoimunes (em que o sistema imunológico ataca o fígado) ou genéticas, além de bactérias.

Como cuidar bem do seu fígado

— Muitas doenças do fígado não apresentam sintomas até que estejam muito avançadas. Daí a importância de marcar seu check-up médico anualmente.

— Mantenha o peso saudável, fazendo uma alimentação balanceada, com orientação médica e de um(a)nutricionista. Não siga dietas por conta própria. Restrinja o consumo de sódio, açúcar e gordura saturada.

— Inclua mais atividade física no seu dia a dia. Esse hábito diminui a quantidade de gordura no fígado.

— Evite bebidas alcoólicas.

— Não fume. Nunca é tarde para deixar o vício.

— Não use medicamentos por conta própria. 

— Não compartilhe itens que possam transmitir vírus, como escovas de dentes, instrumentos de manicure, lâminas de barbear e agulhas de seringa.

Como está a saúde do seu fígado? Agende seu check-up na Med-Rio

Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional.

O(A) cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas uma manhã ou uma tarde, e o laudo fica pronto em 24 horas úteis, com acesso no app da própria clínica.

Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente médico esclarece com o(a) cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. 

A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.

Todos os equipamentos médicos, nas suas duas unidades, são de última geração e adequados à tecnologia 5G. Em mais de três décadas dedicadas à prevenção e à promoção da saúde, a Med-Rio já realizou check-ups médicos em mais de 250 mil clientes, de 40 nacionalidades

Uma vez por mês, a clínica promove o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube:  https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp.

E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, disponíveis em: https://medriocheck-up.com.br/campanha-anual/.

Fontes: Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos e Johns Hopkins Medicine.