Med-Rio lança ‘Saúde é prevenção’ – Livro destaca a prevenção e a importância de um estilo de vida saudável como remédios contra doenças

Os diretores da Med-Rio e autores Gilberto Ururahy e Galileu Assis com os médicos Priscilla Caetano, Roberta Berriel, Marina Aranha, Pedro Lobato, Milber Guedes e Mônica Tavares (remotamente) na sede da clínica, em Botafogo — Foto: Marco Sobral

 

L ançado esse mês, “Saúde é Prevenção” é um convite e um guia para as pessoas buscarem um estilo de vida saudável — com alimentação balanceada, atividade física regular, sono reparador —, de modo a otimizarem o bem-estar e se resguardarem, sobretudo, das doenças crônicas. Gilberto Ururahy e Galileu Assis, diretores da MedRio Check-up e autores do livro, falaram sobre a obra no quarto encontro da série “Saúde é Prevenção”.

– A pandemia nos mostrou que os cuidados com a saúde se tornaram fundamentais. Agora todos estarão diante de dois problemas: a incidência de doenças crônicas e a vulnerabilidade da saúde mental da população – afirmou Dr.Gilberto Ururahy.

A palestra contou com a presença de médicos da Med-Rio para falar sobre os capítulos do livro. O médico Pedro Lobato discursou sobre o capítulo “Melhor do que tratar é prevenir”, Milber Guedes com “Estresse e a singularidade do ser humano”, Roberta Berriel com “Você também é o que você come”, Mônica Tavares com “Xô, preguiça”, Marina Aranha com “É hora de desligar”, e Priscilla Caetano com “O coração saudável”.

“Saúde é prevenção” traz informações detalhadas sobre diversas áreas da prevenção de doenças, tabelas com valores nutricionais e até mesmo sugestões de cardápio para uma dieta balanceada, sempre baseadas nas mais recentes pesquisas da área médica.

 

ESTRESSE: Dr. Milber Guedes destacou que o quadro do estresse aumentou 30% entre os pacientes da clínica durante a pandemia.

— É importante verificar as causas de estresse no check-up. A tecnologia facilitou a interação entre as pessoas na pandemia, mas a má gestão dela é grave para o estresse. Ter tempo para descansarmos é fundamental — disse.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: Dra. Roberta Berriel falou sobre a importância de uma alimentação saudável, rica em nutrientes. A médica recomenda uma alimentação rica em carnes brancas, verduras, gorduras boas, como azeite e castanhas.

ATIVIDADE FÍSICA: Dra. Mônica Tavares destacou a importância da atividade física para a saúde. Os exercícios físicos são essenciais para postergar a evolução de doenças como o Alzheimer. No entanto, antes de iniciar qualquer atividade física, é essencial realizar um check-up para evitar distensões musculares, entre outras complicações. A atividade física regular é vacina para todos os bens.

INSÔNIA: Dra. Marina Aranha debateu a importância de uma boa noite de sono. Quaisquer que sejam as causas da insônia, é preciso diagnosticá-las corretamente.

— A insônia indica que algo está errado. O sono insuficiente causa falhas na memória, aumenta o sobrepeso e a incidência de doenças como o câncer — afirmou.

PREVENÇÃO: Dr. Galileu Assis falou sobre o capítulo “Diagnóstico precoce: o futuro já chegou”. De acordo com o médico, a prevenção é a medicina do futuro. O diretor da Med-Rio ainda enfatizou a importância dos hábitos saudáveis.

— Exercícios físicos regulares, alimentação adequada, controle de estresse e sono reparador são fundamentais para evitar as doenças crônicas e envelhecer com autonomia.

DIFERENCIAIS DA MED-RIO CHECK-UP

  • Med-Rio apresenta uma abordagem de check-up físico e mental que conta com equipamentos de última geração. O programa, cuja duração é de cinco horas, é destinado para homens e mulheres, em dias específicos, de segunda a sábado, em ambas as unidades.
  • Em mais de 30 anos de existência e exclusividade, a Med-Rio já realizou 200 mil check-ups médicos em brasileiros e estrangeiros. Os cuidados sanitários foram ainda mais reforçados desde o início da pandemia.
  • Os resultados dos exames são emitidos em até 24 horas úteis por meio de aplicativo. Cada cliente possui um prontuário digital, podendo realizar a consulta pós-check-up via telemedicina. Os dados também são protegidos segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, e a segurança cibernética foi implementada nas clínicas. As unidades da Med-Rio Check-up estão inseridas no conceito ESG.

 

 

Confira a matéria publicada no jornal O Globo: https://oglobo.globo.com/conteudo-de-marca/med-rio-check-up/noticia/2022/06/med-rio-lanca-saude-e-prevencao.ghtml

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS