No caminho da longevidade, antecipar e prevenir é melhor do que diagnosticar e tratar

Priscilla Souza, Milber Guedes, Mônica Tavares, Galileu Assis, Marina Andrade, Gilberto Ururahy, Roberta Berriel e Pedro Lobato em encontro na Med-Rio

 

O Outubro Rosa se aproxima, evidenciando a conscientização das mulheres e da sociedade sobre prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero. Mantendo a tradição, a Med-Rio Check-up debateu o tema fundamental na edição de setembro do “Encontro Científico com a Prevenção”, realizada no último dia 19, na unidade Botafogo. O estilo de vida saudável como determinante na prevenção das doenças crônicas mobilizou a conversa, que reuniu os qualificados especialistas da clínica.

— As mulheres ampliaram seus domínios em diversas áreas, com garra e competência. Mas, por outro lado, viram o agravamento dos próprios níveis de estresse, assim como a piora na saúde. Além do contexto geopolítico e econômico global, outros fatores as afetam diariamente, como prazos e metas no trabalho, excesso de tempo no celular e o pouco tempo para ficar com filhos, companheiro ou companheira. Tudo isso resulta em um estresse crônico, com consequências como queda da imunidade, baixo desejo sexual e depressão — afirmou a Dra. Roberta Berriel, gastroenterologista, na abertura do encontro.

A Dra. Marina Andrade, cardiologista, trouxe um alerta:

— A Medicina do Estilo de Vida corrobora estudo da Universidade Harvard, demonstrando que 80% das consultas médicas são relacionadas ao estresse. A maioria das executivas, para se manter ativa, acaba lançando mão de estimulantes, fumam, ingerem açúcar, álcool e café em excesso. É um círculo vicioso muito prejudicial à saúde, que acaba conduzindo a doenças crônicas, como obesidade, esteatose hepática, hipertensão arterial, diabetes e depressão, por exemplo. O risco de câncer em mulheres mais jovens aumentou muito, e vários são os tumores associados ao estilo de vida pouco saudável, como de mama, pulmão, estômago e útero, entre outros. Com diagnóstico precoce, 90% dos tumores têm cura.

O Dr. Milber Guedes, ginecologista, reforçou a preocupação:

— Em 30 anos, observamos o agravamento da saúde das mulheres. As infecções urinárias e por HPV também cresceram. Se antes o infarto do miocárdio era mais raro entre elas, hoje sua incidência se equipara à dos homens. Já o câncer de mama, que era mais comum no pós-menopausa, já é identificado com frequência em mulheres com menos de 40 anos. Considerando esses fatores, realizamos um check-up no qual a cliente passa por 12 avaliações médicas. Da mesma forma, realizamos exames complementares como mamografia, ultrassonografias abdominal, transvaginal e mamária, ecocardiograma e radiografia digital do tórax, entre outros. Exames laboratoriais completam o processo.

A Dra. Monica Tavares, endocrinologista, apontou os bons resultados atingidos:

— Uma vez que o paciente conclui os exames, na etapa pós-check-up via telemedicina, desenvolvemos programas de saúde individualizados, observando fatores de risco e estilo de vida de cada cliente. Os resultados são 800 executivas monitoradas apresentando melhora concreta na saúde.

Diretor médico da Med-Rio, Gilberto Ururahy concluiu ponderando que o autocuidado é mais presente entre as mulheres:

— O melhor caminho para a longevidade com autonomia é manter hábitos saudáveis e praticar a prevenção. Além dos custos financeiros, tratar doenças também traz custos emocionais.

DIFERENCIAIS DA MED-RIO CHECK-UP

  • A Med-Rio apresenta uma abordagem de check-up físico e mental que conta com equipamentos de última geração. O programa, cuja duração é de cinco horas, é destinado para homens e mulheres, em dias específicos, de segunda a sábado, em ambas as unidades.
  • Em mais de 30 anos de existência e exclusividade, a Med-Rio já realizou 200 mil check-ups médicos em brasileiros e estrangeiros. Os cuidados sanitários foram ainda mais reforçados desde o início da pandemia.
  • Os resultados dos exames são emitidos em até 24 horas úteis por meio de aplicativo. Cada cliente possui um prontuário digital, podendo realizar a consulta pós-check-up via telemedicina. Os dados também são protegidos segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, e a segurança cibernética foi implementada nas clínicas. As unidades da Med-Rio Check-up estão inseridas no conceito ESG.

 

FALE COM A MED-RIO:

(21) 2546-3000 e 3252-3000