DR. GILBERTO URURAHY DR. GILBERTO URURAHY Especialista em medicina preventiva

Tecnologia 5G e saúde

A tecnologia 5G será mais uma ferramenta de transmissão de dados à serviço da sociedade, com apoio da Inteligência Artificial. Internet/Reprodução

 

Todo avanço tecnológico acarreta significativas mudanças para vários setores da economia. A chegada do 5G não é diferente. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a expectativa é a criação de 670 mil novas vagas de emprego até 2025. Tamanha expansão não compreende apenas especialistas de Tecnologia da Informação e engenheiros. Profissionais de Inteligência Artificial, segurança da informação e gestão de dados também serão valorizados – em diferentes áreas, incluindo os setores de medicina e saúde. A disseminação do 5G multiplicará a velocidade da transmissão de dados, mas também traz preocupações quanto ao uso adequado e, sobretudo, acerca dos grandes investimentos necessários.

No caso da MedRio Check-up, a digitalização de nossas rotinas – com a suspensão do uso de papel – facilitará o armazenamento de dados sensíveis dos clientes e a velocidade de downloads permitirá com que os diagnósticos sejam entregues de forma mais veloz e eficiente.

A tecnologia 5G será mais uma ferramenta de transmissão de dados à serviço da sociedade, com apoio da Inteligência Artificial. Com processamento das informações mais rápido e sem fio, será possível criar vários nortes na saúde, como, por exemplo, estatísticas que facilitarão e acelerarão o processo de transmissão de informações. Para isso, serão essenciais os investimentos em equipamentos médicos de ponta e de informática de última geração, além dos investimentos em segurança cibernética.

Entretanto, quando o tema é saúde, no sentido mais amplo, devemos estar atentos à essência do ser humano: somos únicos em nossas dimensões. Qualquer pessoa é corpo e alma, físico e emoção. Já a inteligência artificial, parceira do 5G, é baseada em matemática, em números e em algoritmos. O emocional de cada indivíduo está longe dos algoritmos. Nunca veremos um computador triste, chorando, rindo ou deprimido.

As consultas médicas sempre existirão, os exames complementares deverão sempre ser realizados, interpretados e avaliados por médicos. Os clientes deverão sempre ser “ouvidos”, cada vez mais, durante as avaliações médicas. A tecnologia 5G será ferramenta ágil e precisa na transmissão de dados.

A pandemia está sendo um marco em nosso trabalho. Há 32 anos no mercado e tendo realizado mais de 200 mil check-ups médicos em homens e mulheres, temos hoje na MedRio Check-up o maior banco de dados inerente à saúde do executivo. Com certeza a tecnologia 5G trará grandes benefícios para o nosso trabalho. Seja na elaboração de nossos resultados, de artigos médicos e estatísticas.

E esse trabalho já começou. Durante a pandemia, adequamos as nossas clínicas às necessidades que a tecnologia 5G seguramente exigirá: renovamos todos os equipamentos de informática e implementamos o uso de vários softwares; modernizamos nosso aplicativo móvel e, nossos clientes, através de senhas criptografadas, têm em mãos acessos aos seus resultados e exames que, em caso de emergência médica, podem ser fundamentais; desenvolvemos um prontuário médico digital para nossos clientes; digitalizamos todas as nossas rotinas; acrescentamos equipamentos médicos de última geração; em parceria com uma grande empresa de consultoria, implementamos a segurança cibernética em nossos ambientes de trabalho e adequamos nossas equipes que manipulam dados sensíveis de clientes à LGPD.

Acreditamos que, após o ingresso definitivo da tecnologia 5G no mercado, a telemedicina alcançará um outro patamar de uso e permitirá um atendimento remoto bem mais abrangente.

Hoje, utilizamos a telemedicina, da forma mais adequada para nossos serviços e geramos ganhos para nossos clientes. Assim, após o check-up médico realizado, de posse dos dados dos exames de cada cliente, por telemedicina, juntamente com nossos médicos, desenvolvemos programas de promoção da saúde de cada um, gerando foco na prevenção e não na doença. O nosso objetivo principal é a manutenção do bem-estar e da longevidade com autonomia de cada indivíduo.

Não tenho dúvida em afirmar que com o 5G agregaremos mais valores para nossos clientes em rapidez, performance, gerenciamento de dados e que estarão na base da nova tecnologia, apoiando nossas ações voltadas para a prevenção e para a promoção da saúde.

 

 

 

Gilberto Ururahy é médico há 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de três livros: “Como se tornar um bom estressado” (Editora Salamandra), “O cérebro emocional” (Editora Rocco) e “Emoções e saúde” (Editora Rocco).

    agende

    Veja também

    CADASTRE-SE E RECEBA CONTEÚDOS EXCLUSIVOS